Ex-ministro Gilson Machado e o ex-ajudantes de ordens de Bolsonaro, Mauro CidReprodução/internet
Publicado 13/06/2025 10:45
Pernambuco - O ex-ministro do Turismo Gilson Machado foi preso nesta sexta-feira (13) em Recife, Pernambuco, durante uma operação da Polícia Federal. Ele é investigado por tentar emitir passaporte português para que Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), pudesse deixar o país.
Publicidade
O militar também foi alvo de uma operação. Agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão em sua residência. As informações foram divulgadas pela "Record".
Na última terça-feira (10), a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma manifestação para investigar o ex-ministro. No documento, a PGR também defendeu a determinação de busca e apreensão e quebra do sigilo telefônico e de mensagens de Gilson Machado.
Mauro Cid, Bolsonaro e outras 29 pessoas são réus por uma tentativa de golpe de Estado para manter, segundo a PGR, o ex-presidente no poder após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022.
Gilson Machado teria atuado junto ao Consulado de Portugal em Recife (PE), em maio de 2025, a fim de obter a emissão de um passaporte português para Cid, o que teria a finalidade de viabilizar a saída dele do território nacional.

Procurada, a defesa De Mauro Cid nega que o tenente-coronel tenha pedido passaporte português ou tenha tentado deixar o País Os advogados afirmam que ele tem cidadania portuguesa e a carteira de identidade de Portugal - e que isso foi informado ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Com informações do Estadão Conteúdo.
Leia mais