Balão faz pouso em área de mata no ES Reprodução
Publicado 22/06/2025 21:24 | Atualizado 22/06/2025 21:31
Um balão precisou pousar em uma área de mata na cidade de Pancas, no Noroeste do Espírito Santo, na manhã deste domingo (22). De acordo com a Voe Pancas, empresa responsável pelo passeio, sete pessoas estavam no balão — incluindo o piloto — e ninguém ficou ferido. Assista ao vídeo:
Publicidade


“Foi um pouso seguro e normal”, afirmou o piloto Djeison Miler ao portal G1. Ele explicou que a aeronave se preparava para pousar próximo a uma estrada, mas, devido à falta de vento, acabou descendo em meio às árvores.

Famosa por atrair turistas que buscam esportes radicais como voo livre, tirolesa e balonismo, a cidade de Pancas é um dos principais destinos desse tipo de aventura no estado.

A Voe Pancas reforçou, em nota, que “não houve acidente e não houve queda do balão. Houve um pouso em um local de difícil acesso”. Segundo a empresa, o cesto comporta até sete pessoas.

“Nossa prioridade é a segurança dos passageiros, e tudo ocorreu dentro da normalidade”, afirmou Juarana Giles, responsável pela empresa. Ela também destacou que os voos possuem seguro e que toda a equipe é treinada para atuar em situações como essa.

Passageiros relataram a experiência nas redes sociais. “Eu estava no balão. Não caiu. Apenas pousou em um local não previsto. A equipe manteve todo mundo seguro e prestou assistência”, contou uma passageira.

Outro relato reforça: “O balão não caiu, galera. Ninguém ficou ferido. Foi um pouso feito de forma intencional, priorizando a segurança, por conta de questões climáticas. Não estávamos desgovernados.”

O Corpo de Bombeiros informou que não foi acionado para atender a ocorrência.
Acidente em Santa Catarina
No último sábado (21), oito pessoas morreram em 13 ficaram feridas após um balão pegar fogo no ar. O caso aconteceu em Praia Grande, Santa Catarina. A suspeita central é que um incêndio tenha começado no próprio cesto do balão, possivelmente causado por um maçarico que não fazia parte da estrutura original do equipamento.
A empresa responsável era a Sobrevoar, que afirmou cumprir as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para voar e não ter registro de outros acidentes. A companhia disse ainda ter suspendido suas operações por tempo indeterminado.
Tradicional destino de balonismo, Praia Grande fica perto de uma região de cânions no extremo sul de Santa Catarina, a cerca de 270 quilômetros de Florianópolis. É chamada de Capadócia Brasileira, em alusão à região da Turquia onde a prática de balões atrai turistas de todo o mundo.
Leia mais