Ao todo, a Polícia Federal cumpriu 15 mandados de busca e apreensãoMarcelo Camargo/Agência Brasil
Publicado 08/07/2025 09:13 | Atualizado 08/07/2025 09:31
A Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (08) na Câmara dos Deputados. A investigação apura a atuação de uma organização criminosa no Ceará, suspeita de desviar recursos públicos por meio de fraudes em processos licitatórios e contratuais.
Publicidade
Além dos mandados, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o bloqueio de R$ 54,6 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, com o objetivo de interromper a movimentação de valores de origem ilícita.
A organização é investigada por direcionar verbas públicas a determinados municípios cearenses mediante contrapartidas financeiras ilegais.
Segundo a PF, o grupo também manipulava procedimentos licitatórios por meio de empresas vinculadas a ele vinculadas.
Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nas cidades cearenses de Fortaleza, Nova Russas, Eusébio, Canindé e Baixio, além de um mandado em Brasília, no Distrito Federal. A operação contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU). 
Em nota, a Câmara dos Deputados informou que "apenas acompanha a operação da Polícia Federal".
As condutas investigadas envolvem os crimes de organização criminosa, captação ilícita de sufrágio, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica com fim eleitoral.
Leia mais