Publicado 27/08/2025 11:58
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (27), a Operação Esteio, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes envolvendo pelo menos 93 benefícios de aposentadoria rural com prejuízo superior a R$ 6 milhões ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Na ação, foram expedidos seis mandados de busca e apreensão em Teresina, no Piauí: um servidor do INSS, dois advogados, dois falsários e um agente financeiro.
PublicidadeDe acordo com a PF, o grupo fraudava requerimentos de benefícios, instruindo-os com documentos falsos e direcionando-os a servidores do esquema, que os concediam de forma irregular. A Justiça Federal determinou ainda a suspensão do servidor público envolvido no esquema.
O trabalho teve origem na análise do material apreendido na Operação Bússola, que revelou a atuação dos seis novos integrantes do esquema criminoso.
A investigação é fruto da Força-Tarefa Previdenciária, composta pela Polícia Federal (PF/MJSP) e pela Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP/MPS).
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.