Na região Sudeste, o calor pode se aproximar da marca dos 40°C Reginaldo Pimenta / Agência O Dia
Publicado 17/09/2025 13:38
As temperaturas vão subir nos próximos dias e a expectativa é que o Brasil enfrente uma nova onda de calor nos últimos dias do inverno deste ano. De acordo com a Climatempo, o fenômeno deve iniciar nesta quinta-feira, 18, e seguir até a próxima segunda-feira, dia 22, quando começa a primavera no País.
Publicidade
Segundo a empresa de meteorologia, desde o início deste mês, diversas áreas brasileiras já vivenciaram um grande aquecimento.
"Temperaturas acima dos 40°C voltam ser registradas em vários locais do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste do Brasil. É possível ainda que novos recordes de calor para este ano sejam estabelecidos em capitais como Goiânia, Brasília, Campo Grande, Cuiabá e Palmas", disse a Climatempo.
"Na região Sudeste, o calor pode se aproximar da marca dos 40°C em áreas do centro-oeste e norte dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais", estima a Climatempo. O norte do Paraná também deve ser atingido por essa onda de calor.
Para as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte não está descartada a possibilidade de se aproximarem de seus recordes de calor atuais para o ano.
Veja abaixo os recordes de calor atuais das capitais do Sudeste, segundo medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) até 15 de setembro deste ano.
- São Paulo: 34,8°C em 02/03/2025
- Rio de Janeiro: 41,3°C em 17/02/2025
- Belo Horizonte: 34,4°C em 21/01/2025
- Vitória: 36,5°C em 24/02/2025
Sexta onda de calor do ano
Conforme a empresa de meteorologia, a elevação de temperaturas em todas as regiões do Brasil é uma das características do clima para o mês de setembro.
"O aquecimento do ar se justifica pelo aumento da insolação (número de horas de sol) e também pela falta de entrada de ar frio polar pelo interior do País", explica.
Está será sexta onda de calor do ano, de acordo com a Climatempo.
Leia mais