Publicado 13/12/2025 15:58 | Atualizado 13/12/2025 15:59
Minas Gerais - Um terremoto foi registrado, na noite desta sexta-feira (12), em Araxá, no Alto Paranaíba, no interior do estado. O abalo alcançou 4.4 graus na escala Richter.
PublicidadeA Prefeitura e a Defesa Civil informou, por meio de uma nota nas redes sociais, que não houve registro de danos materiais ou feridos. Ainda segundo os órgãos, as equipes seguem em monitoramento e no levantamento de informações para garantir a segurança da população.
O tremor, que aconteceu às 22h10, foi classificado como um terremoto raso. O epicentro foi localizado em uma área próxima à MG-428, nas imediações do rio Araguari, entre Araxá e Sacramento.
A região é marcada por antigas falhas geológicas, onde pode ter ocorrido o deslocamento de rochas no interior da crosta terrestre, provocando a liberação de energia sísmica.
De acordo o geólogo Maurício Carneiro, mestre em Mineralogia e Petrologia, quando ocorre a liberação súbita dessa energia, as ondas sísmicas se propagam rapidamente a partir do foco do terremoto, alcançando a superfície.
“A magnitude representa uma liberação muito significativa de energia sísmica, equivalente a cerca de 100 toneladas de explosivos. Um abalo dessa intensidade deve ser considerado forte para os padrões da região", destaca.
“A magnitude representa uma liberação muito significativa de energia sísmica, equivalente a cerca de 100 toneladas de explosivos. Um abalo dessa intensidade deve ser considerado forte para os padrões da região", destaca.
A Prefeitura de Araxá orientou a população para que mantenha a calma não compartilhe conteúdos de origem duvidosa e siga apenas as recomendações dos órgãos oficiais.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.