Publicado 06/07/2022 18:37 | Atualizado 06/07/2022 18:37
Com o intuito de facilitar o recebimento de denúncias de violação de direitos humanos, a Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos, lançou o 'Zap da Cidadania'. O canal de atendimento funciona pelo número (22) 9 9249-9976 e a iniciativa é da coordenadoria-geral de Direitos Humanos, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social.
“O canal é uma forma do poder público estar mais próximo da população, de facilitar o acesso para as denúncias serem feitas e, consequentemente, poder oferecer apoio e encaminhar a denúncia conforme a necessidade de cada caso”, explica o coordenador-geral de Direitos Humanos, Felipe Fernandes.
A equipe da Coordenadoria vai estar disponível para orientar vítimas e testemunhas de violações dos direitos humanos ocorridas em Cabo Frio, e o sigilo é garantido. As denúncias podem ser encaminhadas a qualquer momento, e as respostas serão fornecidas durante o horário comercial.
Além disso, há ainda apoio jurídico, psicológico e a equipe acompanha a vítima até a delegacia, caso seja necessário.
De acordo com os responsáveis, o papel da ferramenta é acolher e encaminhar demandas de violação de direitos de qualquer caso de violação da dignidade humana. Se enquadram nas infrações que a coordenadoria acolhe: violência contra a mulher; racismo e injúria racial; homofobia e transfobia; intolerância religiosa; violência policial; trabalho análogo à escravidão; abuso sexual e abuso psicológico.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.