Publicado 11/05/2023 19:10
Um ônibus da empresa Montes Brancos foi multado nesta quinta-feira (11), em Cabo Frio, durante a operação “Todos são passageiros e passageiras”, do Detro-RJ. A ação foi realizada no período da manhã no Terminal Rodoviário da cidade e no Largo de Santo Antônio. O município de Araruama também foi alvo da fiscalização.
A operação já foi realizada em várias regiões do estado e tem como objetivo inspecionar a acessibilidade de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida no serviço de transporte intermunicipal. Conforme o Detro-RJ, o ônibus autuado apresentava problemas no trava-rodas da plataforma elevatória para pessoas com tais necessidades.
Além disso, outros três ônibus foram multados durante a fiscalização, mas por estarem em mau estado de limpeza.
Diante da situação, o RC24h entrou em contato com a empresa e pediu um posicionamento sobre o caso. Posteriormente, foi enviada a seguinte nota:
“A Viação Montes Brancos informa que na fiscalização realizada pelo Detro-RJ, um veículo da empresa apresentou um problema na aba que toca o solo quando o elevador de cadeirantes é operado de forma mecânica, o que não inviabiliza a operação da plataforma de forma manual. O coletivo foi prontamente recolhido e encaminhado para os devidos reparos na garagem e já se encontra em operação novamente nas ruas. Durante a vistoria foi constatado que o acúmulo de terra decorrente das fortes chuvas que afetaram a Região dos Lagos emperrou a aba da plataforma de cadeirantes. A empresa lamenta o ocorrido e reforça que toda a frota cumpre com a legislação vigente de acessibilidade, o que é constatado por meio da programação diária de verificação, lubrificação e limpeza dos equipamentos”.
Além disso, informou ao Portal que desconhece as outras três multas sobre mau estado de limpeza e que, neste caso, as mesmas não foram para a Viação Montes Claros.
VALOR DA MULTA
Ônibus com problemas na plataforma de acessibilidade recebem multas de R$ 4.209,55. Além disso, o veículo é recolhido até que o reparo seja realizado. Caso contrário, não pode ser utilizado. Por favor, corrija a ortografia desse texto.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.