Até o momento, a polícia não confirmou se ele também atuava como flanelinha na região.Ludmila Lopes (RC24h)
Publicado 09/06/2023 16:46
Publicidade
Um confronto entre flanelinhas, na noite de quinta-feira (8), resultou em dois homens esfaqueados na Praça da Cidadania, localizada na Praia do Forte, em Cabo Frio. Segundo informações, o conflito foi motivado por uma disputa de vagas de estacionamento nas proximidades do Teatro Municipal.

Conforme a ocorrência, o suspeito, identificado como morador do bairro Guarani, fugiu do local após o crime. Até o momento, a polícia não confirmou se ele também atuava como flanelinha na região.

As vítimas, de 26 e 35 anos, foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas para o Hospital Central de Emergências (HCE) em São Cristóvão. A unidade hospitalar informou que o estado de saúde dos homens é estável, e um deles foi liberado após atendimento médico.

A polícia informou que o caso foi registrado na 126ª DP (Cabo Frio) e que as duas vítimas possuíam antecedentes criminais. Em resposta ao incidente, a Prefeitura de Cabo Frio emitiu uma nota na qual reitera a realização diária de ações de combate à atuação de flanelinhas na cidade.
 
 Até o momento, a polícia não confirmou se ele também atuava como flanelinha na região. - Ludmila Lopes (RC24h)
Até o momento, a polícia não confirmou se ele também atuava como flanelinha na região.Ludmila Lopes (RC24h)
Após o incidente, na manhã desta sexta-feira (9), agentes da Guarda Municipal, do PROEIS e do 25° BPM, realizaram, uma operação itinerante de combate à presença de pessoas que estejam explorado a cobrança ilegal, atitude também conhecida como “flanelagem”, em áreas públicas da cidade.

Ao todo, participaram 21 agentes, seis viaturas e um ônibus. Uma pessoa foi encaminhada para a Delegacia de Polícia.

Segundo a Secretaria de Segurança, somente neste ano, mais de 100 flanelinhas foram levados à 126ª DP. A tendência, segundo a pasta, é que, em feriadões, como o de Corpus Christi, a presença dessas pessoas nas ruas cresça ainda mais, já que, após serem encaminhados à delegacia e terem suas suas situações verificadas, acabam sendo liberados e continuam na prática.

Vale pontuar que a prática de “flanelagem” não consta no código penal como crime. Para que seja ilícito, o flanelinha precisa ser denunciado por extorsão, ação que abrange a conduta de constranger alguém a fazer, tolerar ou deixar de fazer algo sob violência ou grave ameaça, com o objetivo de ganhar vantagem indevida.
Publicidade
Leia mais