Publicado 21/05/2025 15:33
Cabo Frio - Uma operação integrada entre órgãos ambientais e de segurança pública resultou na prisão de um homem e na apreensão de 31 animais silvestres mantidos em cativeiro ilegal, nesta quarta-feira (22), no bairro Jacaré, em Cabo Frio. A ação foi motivada por denúncias de desmatamento no Morro do Telégrafo, área pertencente ao Parque Estadual da Costa do Sol.
PublicidadeA fiscalização, que inicialmente tinha como objetivo verificar os impactos ambientais da supressão de vegetação, acabou revelando um esquema de caça e comércio ilegal de aves nativas. Entre os animais resgatados estavam papagaios, pássaros e outras espécies da fauna brasileira, algumas delas ameaçadas de extinção. Os animais estavam em condições precárias e com sinais de domesticação.
Participaram da operação a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), a Polícia Ambiental, o 25º Batalhão da Polícia Militar, a Guarda Marítima Ambiental, o Proeis e representantes do Parque Estadual da Costa do Sol. Todo o material utilizado para manter os animais em cativeiro também foi apreendido e levado à 126ª Delegacia de Polícia de Cabo Frio (126ª DP), onde o caso foi registrado.
Os animais passarão por um período de quarentena e avaliação no CEPAS (Centro de Estudos e Pesquisas Ambientais e Sociais), que irá determinar a viabilidade da soltura em habitat natural. Segundo a equipe técnica, alguns ainda mantêm comportamentos típicos da vida silvestre, enquanto outros já estão altamente domesticados, o que pode dificultar o processo de reabilitação.
O secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Jailton Nogueira, ressaltou a importância da ação conjunta e da participação da população na denúncia de crimes ambientais. “A gente não consegue fazer nada sozinho. Essa operação só foi possível graças ao trabalho conjunto de todos os órgãos envolvidos e à denúncia de um cidadão de bem. É um alerta de que a fiscalização está atuante”, afirmou.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.