Operação TorniqueteDivulgação/PM
Publicado 30/09/2025 14:29 | Atualizado 30/09/2025 16:54
Cabo Frio - A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro deflagrou, nesta terça-feira (30), a Operação Torniquete, que resultou na prisão de três pessoas investigadas por integrar uma quadrilha especializada em roubo e receptação de cargas na Região dos Lagos. Outros dois suspeitos já estavam presos e três continuam foragidos. A ação foi autorizada pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Cabo Frio, a partir de um inquérito conduzido pela 126ª DP.

As investigações começaram em abril deste ano, após um assalto ocorrido no dia 22, na Estrada da Integração, em Cabo Frio. Na ocasião, dois criminosos foram presos em flagrante e parte da carga subtraída foi recuperada. A partir desse episódio, a polícia conseguiu identificar os demais envolvidos, mapeando a estrutura do grupo.

De acordo com a Polícia Civil, o esquema era comandado por José R., conhecido como “Farra”, responsável por organizar a logística criminosa e recrutar os executores. Entre eles, estavam Eliel (“Barba”), Patrick Guimarães Mendonça (“Patrick Maçã”), Hélio A. (“Da Loló”) e Welington (“Russinho LT”).

O inquérito também apontou a participação de Jonathan C., funcionário de uma transportadora, que repassava informações sigilosas sobre rotas, cargas e eventuais rastreadores nos veículos, garantindo vantagem ao grupo durante os assaltos. Após os roubos, as mercadorias eram entregues a Rafael D. S. e Gabriel F. (“GB”), identificados como os receptadores, responsáveis pela revenda dos produtos.

Conversas interceptadas revelaram ainda que o grupo chegava a adulterar placas e rodas de veículos para dificultar a identificação durante as ações. Com base nas provas, o Ministério Público denunciou todos os investigados, e a Justiça decretou a prisão preventiva, reconhecendo a gravidade dos crimes e o risco de reiteração.

Ao todo, cinco suspeitos foram presos — dois já estavam no sistema penitenciário e três foram capturados nesta terça-feira. Permanecem foragidos Rafael D. S., Jonathan C. e Hélio A. (“Da Loló”).
Publicidade
Leia mais