Alunos do Cemei do Parque Aurora terão à disposição uma reformulada biblioteca multimídia Divulgação prefeitura de Campos
Por Leonardo Maia
Campos — A prefeitura de Campos inaugurou oficialmente, na noite desta quinta-feira, a primeira das quatro unidades de ensino integral previstas para serem colocadas em funcionamento até o fim do ano. O Cemei (Centro Municipal de Educação Integral) ocupa as instalações reformadas e reformuladas do Ciep do Parque Aurora. O próximo a ser inaugurado será no distrito de Tócos, que já está pronto.
“Entendemos a educação como fundamental para um processo de transformação do cidadão. No Cemei, (os alunos) terão aulas da grade curricular, além de ensino de inglês, esportes e atividades artísticas”, disse o prefeito Rafael Diniz, que pretende entregar mais quatro centros integrais em 2020, totalizando oito até o fim de seu mandato. “É a formação no sentido mais amplo”.
Publicidade
O prefeito de Campos, Rafael Diniz, discursa na cerimônia de inauguração do Cemei do Parque AuroraDivulgação prefeitura de Campos
Guarus também será contemplada com uma unidade Cemei no futuro. As outras cinco localidades ainda não estão definidas. A prefeitura vai realizar estudos de forma a atender comunidades em maiores desvantagens sócio-econômicas, segundo o secretário de Educação, Brand Arenari.
Publicidade
“É uma escola com o objetivo de diminuir a desigualdade de competição que esses jovens enfrentam”, frisou Arenari. “Não se trata apenas de manter o aluno em sala de aula o dia todo, mas sim de oferecer um cardápio de atividades que contemple esse indivíduo em vários aspectos da sua cidadania. Queremos dar a eles a possibilidade de alcançar o sonho que quiserem”.
A instalação recebeu novos equipamentos para os laboratórios de ciência e informática. Também haverábiblioteca interativa, sala de línguas, sala de recursos, sala de suporte pedagógico para reforço escolar, auditório, sala de artes marciais, de danças, de artes plásticas e de música. Uma pista de atletismo foi construída.
Publicidade
O secretário de Educação, Brand Arenari (de barba), e o prefeito de Campos, Rafael Diniz (ao centro), observam alunos em ação nos novos laboratórios do CemeiDivulgação prefeitura de Campos
O Cemei — inspirado em projeto do antropólogo Darcy Ribeiro — do Parque Aurora vai atender cerca de 500 alunos, do fundamental 1 e 2, no seu programa de tempo integral. Lá, eles terão quatro refeições por dia, supervisionadas por nutricionistas. A unidade do Parque Aurora foi reconstruída preservando o desenho arquitetônico original de Oscar Niemeyer.