Wladimir Garotinho postou uma foto ao lado de Rosinha e versículo do Salmo 125:1 Foto Divulgação/Facebook
Publicado 16/03/2023 13:17 | Atualizado 16/03/2023 13:50
Campos - A aprovação das contas administrativas da ex-prefeita de Campos dos Goytacazes (RJ), Rosinha Garotinho, referentes a 2016, é repercutida positivamente por inúmeras manifestações no município e por meio das redes sociais; chega a expressar “um novo momento político de relacionamento entre Executivo e Legislativo.
Foram 17 votos favoráveis, contra oito, inclusive, alguns de vereadores considerados adversários; o quadro gera especulações naturais e é “ilustrado” até com uma filosofia de Magalhães Pinto, político brasileiro falecido em 1996: “Política é igual à nuvem: você olha, ela está de um jeito; olha de novo e ela há mudou”.
Trata-se de um assunto que vinha gerando expectativas desde 2018, quando o Legislativo havia decidido pela reprovação das mesmas contas, resultado anulado em 2021, pela maioria da atual legislatura, que entendeu ter razão a alegação do advogado da ex-prefeita, de que “ela não teria tido direito a ampla defesa no processo por ocasião do julgamento”._
O parecer da Comissão de Finanças da Casa, pela anulação, foi assinado por Helinho Nahim (Agir). Na sessão dessa quarta-feira, a maioria dos vereadores seguiu posição da mesma comissão, agora com outros membros e presidida pelo Pastor Marcos Elias (PSC), que já havia emitido parecer favorável pela aprovação.
A votação durou cerca de 15 minutos, com 17 votos favoráveis, dos quais quatro do grupo oposicionista; até então, 13 – da bancada de apoio ao atual governo – estavam garantidos; porém, o número regimental necessário dependia de mais quatro, inteirados com as opções de opositores.
Dos quatro considerados de oposição, Ábdo Neme e Nildo Cardoso já tinham manifestado simpatia à atual administração desde o início do mês; mas os dois outros - Bruno Vianna (PSD) e Helinho Nahim (Agir) – justificaram que receberam orientações do deputado Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj, para o voto favorável à ex-prefeita.
Rodrigo é irmão do presidente da Câmara, Marquinho Bacellar, que tem demonstrado interesse em buscar a pacificação política “pelo interesse público”. Mesmo sendo primo do atual prefeito, Helinho Nahim faz parte da bancada de oposição e afirmou que, “apesar de divergências com os Garotinho, Wladimir é um aliado importante do governador Cláudio Castro”.
As avaliações quanto à formatação do resultado da votação favorável à Rosinha resumem que Wladimir Garotinho procura primar pelo espírito público e alinhava parcerias não apenas administrativamente, mas, também no campo político; em ambas as situações, tem o governador Cláudio Castro como principal aliado.
O novo quadro passa por entendimentos entre Marquinho Bacellar e o prefeito, depois de momentos de turbulência entre as bancadas, por conta de uma eleição anulada na Câmara. Inclusive a pauta teria sido reforçada na última terça-feira, quando Wladimir e o vice prefeito Frederico Paes estiveram reunidos com Cláudio Castro e os irmãos Washington Reis e Rosenberg Reis no Palácio Guanabara.
Até o momento, não há nenhuma avaliação detalhada sobre o que aconteceu favorável a Rosinha Garotinho ontem no Legislativo. Filho da ex-prefeita, Wladimir apenas postou uma foto ao lado da mãe e o versículo do Salmo 125:1, que diz: “Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião, que não se abalam, mas permanecem firme para sempre”.
Votaram pela aprovação das contas Abdu Neme (Avante), Alvaro Oliveira (PSD), Bruno Pezão (PL), Bruno Viana (PSD), Edson Batista (Podemos), Fred Rangel (PSD), Helinho Nahim (Agir), Juninho Virgílio (União), Cabo Alonsimar (Podemos), Luciano Rio Lu (PDT), Marcione da Farmácia (União), Marquinho do Transporte (PDT), Nildo Cardoso (União), Paulo Arantes (PDT), Pastor Marcos Elias (PSC) e Silvinho Martins (MDB).
Os votos contrários foram de Anderson de Matos (Republicanos), Dandinho de Rio Preto (PSD), Fred Machado (Cidadania), Igor Pereira (Solidariedade), Raphael Thuin (PTB), Maicon Cruz (sem partido), Marquinho Bacellar (Solidariedade) e Rogério Matoso (União).
Wladimir Garotinho postou uma foto ao lado de Rosinha e versículo do Salmo 125:1
Foto Divulgação/Facebook
Publicidade
Leia mais