Sob a liderança de Fátima Pacheco, o Cidennf reuniu prefeitos em assembléia Geral Ordinária Foto Divulgação
Publicado 19/03/2023 13:40 | Atualizado 19/03/2023 13:43
Publicidade
Italva - “O Cidennf é uma ferramenta importante para o desenvolvimento regional; agora, com a entrada de Itaocara, chegamos a 18 municípios, que pensam em projetos conjuntos”. A manifestação é da presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte Noroeste Fluminense (Cidennf) e prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, ao recepcionar Itaocara como novo integrante do grupo.
O ato aconteceu sexta-feira (17), em Italva, no noroeste do Estado do Rio de Janeiro, por ocasião da Assembleia Geral Ordinária do Cidennf. A inclusão de Itaocara foi aprovada por unanimidade; o prefeito Geyves Vieira agradeceu: “Agradeço a presidente Fátima e ao prefeito de Italva, Leo Pelanca, por ter nos apresentado e nos acolhido no Cidennf".
"É uma oportunidade de conhecimento e de relacionamento entre as experiências dos municípios”, reconheceu Vieira, acrescentando: “trabalhar juntos, sendo bons um para com os outros é de suma importância; entendo que unidos teremos condições de aumentar as oportunidades de interlocução e captação de recursos para o nosso município”.
Por iniciativa do Cidennf, prefeitos dos 18 municípios se reuniram com o vice-governador, Thiago Pampolha; o secretário de Estado de Infraestrutura e Cidades, Uruan Cintra; e o deputado estadual, Jair Bittencourt. Uma das pautas foi reforçar a solicitação de apoio do Governo do Estado para a recuperação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
“Solicitamos essa reunião ao vice-governador, para tratar de demandas regionais dos municípios do Cidennf”, justificou Fátima Pacheco, lembrando que desde o ano passado, as cidades têm sofrido com os impactos causados pela queda do ICMS.
Em um quadro resumido, Fátima Pacheco reforçou que a queda do ICMS no ano passado gerou queda nos orçamentos dos municípios, causando diminuição de investimentos em áreas, como educação, saúde, agricultura, dentre outras. Inclusive, visando reduzir esse impacto, o Cidennf já se reuniu com o governador Cláudio Castro, em busca de apoio para os municípios.
“Com a sinalização do Governo Federal para o retorno do ICMS, Pampolha disse que o Estado vai analisar um formato para repassar aos municípios”, resumiu a presidente do Cidennf; ela ainda tratou da deliberação sobre a pactuação de Convênio para atender a Rota Turística Regional Caminhos do Açúcar; e abertura de Crédito Especial no Orçamento 2023, para atender as demandas do programa SIM/Cidennf.
Entre os participantes da reunião, foram registrados representantes de Macaé, Carapebus, Conceição de Macabu, Quissamã, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Italva, Bom Jesus do Itabapoana, Miracema, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Itaocara, Aperibé e Varre-Sai.
Publicidade
Leia mais