Mauro Silva reforça otimismo do prefeito Wladimir, de que Campos se tornará referência em energia renovável Foto César Ferreira/Secom
Publicado 14/04/2023 15:44 | Atualizado 14/04/2023 15:45
Publicidade
Campos – “O desenvolvimento regional, sem sombra de dúvidas, passa por nosso município; não apenas pela busca de ações em parceria com o entorno, defendidas pelo prefeito Wladimir Garotinho, mas, também, pelas que estão alinhavadas – a energia eólica e solar é uma delas”.
A declaração é do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campos dos Goytacazes (RJ), Mauro Silva, com foco no otimismo do prefeito, de que o município se tornará referência em energia renovável, na condição de maior gerador de energia fotovoltaica do estado.
O assunto foi pauta de reunião na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Norte Fluminense (Firjan NF), no início desta semana, da qual Wladimir Garotinho, Mauro Silva e outros integrantes do governo da área de desenvolvimento participaram.
Na avaliação do presidente da instituição, Francisco Roberto Siqueira, a reunião mostrou a integração das forças políticas e da indústria em torno das reivindicações por melhorias feitas junto às autoridades: ”Caminhamos juntos nos projetos de transição energética que vão mudar o patamar não só de Campos, como de São João da Barra, Macaé e toda a região”.
Siqueira se compromete: “A Firjan está de portas abertas para contribuir com tudo o que for necessário”, diz, ressaltando que acompanhou, a convite de Wladimir, o lançamento de três novas usinas de energia solar que serão implantadas na cidade. “Já estão definidas instalações de torres de energia eólica na costa do Farol de São Thomé, pontua Mauro Silva.
O secretário lembra que, recentemente, a estudos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) identificam o Estado do Rio de Janeiro com uma das melhores incidências solares do país; com destaque para Campos. Mauro reforça ponto de vista de Wladimir, de que “uma parceria com a Firjan é importantíssima”.
Logo que assumiu a secretaria, Mauro Silva esteve na Firjan e demonstrou interesse no projeto‘Licença 4.0’, por meio do qual o corpo técnico da instituição se incumbe de analisar os processos de licenciamento de obras, visando reduzir o tempo de tramitação.
Estar mais próximos dos empresários e das demandas de cada um deles é proposta do prefeito Wladimir; Mauro está procurando seguir à risca: “No nosso entendimento, o desenvolvimento é porta de entrada para inúmeros benefícios; a indústria é um setor fundamental”.
“As demandas programadas pelo nosso governo são bastante propositivas e refletem em nível regional”, avalia o secretário; ele adianta que, até o fim do ano, a secretaria terá um estudo que proporcionará posição mais clara das vocações e perspectivas do município sobre o caminho a seguir.
Publicidade
Leia mais