Medida foi definida em reunião da Secretaria de Educação com autoridades da Segurança Pública Foto Wellington Rangel/Divulgação
Publicado 14/04/2023 17:21
Publicidade
Campos - As mochilas dos alunos das escolas da rede municipal de ensino serão vistoriadas por amostragem, em diferentes períodos do dia, em Campos dos Goytacazes (RJ). A medida faz parte de estratégia, que visa garantir a segurança nas unidades.
A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia definiu as ações em reunião com representantes do Sistema de Segurança Pública; uma das medidas é a criação de um fluxo de comunicação e ação entre os órgãos.
Já foi providenciado o reforço da fiscalização e da ronda escolar, envolvendo Guarda Civil e Polícia Militar: “Outras ações serão implantadas a fim de obter resultados a curto e médio prazos”, diz o secretário Marcelo Feres.
Feres tratou do assunto com a delegada titular da 134ª Delegacia de Polícia, Natália Patrão; da interina da 146ª DP, Ana Paula Carvalho; comandante do 8⁰ Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Ricardo Alexandre da Cruz Aguiar: subsecretária de Educação, Rita Abreu; subcomandante da Guarda Civil Municipal, Alex Anselmet; vereadores; e outras autoridades.
Também pais e responsáveis estão sendo orientados a fiscalizem as mochilas dos estudantes, antes deles saírem de casa, “para que sejam corresponsáveis na criação de uma cultura de paz nas escolas”, argumenta o secretário.
Está definido que, em caso de possíveis denúncias e de ameaças em escolas, os registros de ocorrência deverão ser feitos nas Delegacias de Polícia apenas de forma presencial, para que a ação aconteça de forma mais rápida e efetiva.
“A Secretaria também vai implementar o projeto ‘Escolas de Paz’, por meio do qual as equipes vão desenvolver um trabalho de humanização e escuta especializada com os estudantes”. Marcelo Feres explica que o objetivo “é construir ações para a materialização da cultura de paz, a conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência”.
Outra iniciativa é criar um Manual Operacional, em parceria com as Forças de Segurança, a fim de subsidiar as atividades nas unidades escolares da rede municipal: “O documento estará disponível no portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) em alguns dias e ficará acessível ao público em geral”, informa o secretário.
Marcelo Feres comenta a possibilidade da instalação de câmeras de segurança nas unidades: “Pedimos aos pais e professores que nos ajudem e conversem com os estudantes para que não compartilhem imagens e boatos nesse sentido”.
O secretário orienta: “Caso recebam qualquer informação, solicitamos que seja levada diretamente aos gestores escolares que estão em contato direto conosco, com a Guarda Civil e com a Polícia Militar, a fim de que as providências sejam tomadas de imediato”.
Publicidade
Leia mais