Wladimir afirmou que antes de assumir o mandato, no final de 2020, apresentou o projeto ao governador Foto César Ferreira/Secom
Publicado 16/04/2023 18:32 | Atualizado 16/04/2023 20:33
Publicidade
Campos - Investir na estruturação dos bairros, com implantação de projetos modernos de saneamento básico é a meta do prefeito de Campos dos Goytacazes (RJ), Wladimir Garotinho; são obras que envolvem instalação de redes de coleta e tratamento de esgotos, galerias de águas pluviais, pavimentação asfáltica, entre outras.
Para alcançar seu objetivo, Wladimir tem buscado parcerias, principalmente com o governo do Estado. Diversos bairros estão com frentes de serviços para saneamento básico, estações de tratamento, galerias e pavimentação; o mais recente é a Vila dos Pescadores, no Farol de São Thomé.
Na manhã desse sábado (15) Wladimir lançou oficialmente o projeto do Bairro Legal na Vila, com melhorias que as mais de 1.200 famílias da localidade aguardam há cerca de 30 anos; o investimento está orçado em torno de R$ 38 milhões.
A empresa vencedora da licitação é a Mecanorte, que desde agosto do ano passado vem realizando o levantamento de dados topográficos estudando a área, que compreende 26 ruas. Wladimir afirmou que levou o projeto ao governador em 2020.
“Antes de assumir o mandato, no final de 2020, apresentei o projeto para a realização do Bairro Legal na Vila dos Pescadores ao governador Cláudio Castro”; o prefeito ressaltou que pediu prioridade, por conhecer os problemas enfrentados pelos moradores do local, com ruas tomadas por água de chuva misturada com esgoto.
“O governador aprovou de imediato a necessidade de intervenções emergenciais e, em julho do ano passado, saiu a tão esperada autorização para início dos trâmites para licitação”. Junto dos moradores na Vila, Wladimir comemorou: “É uma imensa alegria estar dando início às obras que prometi”.
Projetos de urbanização recebem o nome de Bairro Legal e levam à população, expectativas de melhor qualidade de vida com condições dignas de moradia. Na avaliação de Wladimir, o retorno para o município está na garantia de cidadãos com saúde e valorização dos bairros. Para os moradores da Vila, o início das obras significa “realização de um sonho”, no local.
Há 15 anos residindo na localidade, o mecânico Phelipe Ribeiro da Costa observou que dezenas de famílias venderam casas, porque não aguentavam mais viver com quintais tomados por água de esgoto: “Mas, tínhamos certeza de que algo bom iria acontecer quando o prefeito olhou pela Vila dos Pescadores”.
“Hoje temos a esperança de dias melhores, morando num bairro com estrutura e qualidade de vida”, declarou o mecânico. No projeto da Vila dos Pescadores constam instalação de pavimentação, redes de água e esgoto e de drenagem pluvial.
Estão incluidos estação e elevatória de tratamento de esgoto, com acompanhamento dos trabalhos pelas secretarias municipais Planejamento Urbano, Obras e Infraestrutura, além do governo do Estado. A previsão de entrega é de 18 meses por se tratar de uma área com vários desníveis, lençol freático alto e incluindo os períodos chuvosos, que tornam inviáveis à execução dos trabalhos.
Além de recursos da prefeitura, o governo estadual garantirá R$ 235 milhões, para obras de reestruturação em bairros de diferentes regiões do município. Wladimir resume que, desde meados do ano passado, quatro bairros estão com obras em andamento por meio do programa Bairro Legal.
Publicidade
Leia mais