A expectativa é de que haja muita beleza e samba no pé durante os dois dias na Avenida XV Foto César Ferreira (arquivo)
Publicado 20/04/2023 21:15 | Atualizado 20/04/2023 21:22
Publicidade
Campos - Escolas de Samba, Blocos de Samba e Bois Pintadinhos fazem a diferença no feriado nacional de Tiradentes, nesta sexta-feira (21), em Campos dos Goytacazes (RJ), por conta do “Desfile dos Foliões 2023” (um carnaval fora de época), com desdobramento no sábado.
A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, a partir das 17h30 e encerramento 1h10 (nesta sexta) 14h até 0h40, no dia seguinte. Os desfiles acontecerão na Avenida XV de Novembro, na área do Centro, porque o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) está passando por reforma.
Para a realização do evento a prefeitura buscou parcerias com a iniciativa privada. “Convidamos a população para prestigiar as apresentações”, apela a presidente da Fundação Cultural, Auxiliadora Freitas, adiantando: “As agremiações apresentarão itens definidos como obrigatórios, para que estejam credenciadas aos desfiles de 2024”.
No primeiro dia desfilam a Corte do Carnaval, bois do grupo especial e blocos de samba dos grupos de acesso e especial. Para sábado estão programados bois de samba e de acesso convidados e escolas de samba. Diversos órgãos da municipalidade fazem parte do projeto.
A Subsecretaria de Iluminação Pública fez o reforço da rede, instalando luminárias de Led nos postes da área da passarela; equipes da Secretaria de Ordem Pública instalaram câmeras de vigilância com alta definição, garantindo maior segurança ao público que for assistir aos desfiles.
O secretário de Ordem Pública, Jackson Sousa, afirma que é um momento especial: "Quem curte os desfiles das escolas de samba, blocos e bois pintadinhos terá animação garantida e tudo com organização e segurança; certamente, será um belo evento; estamos cuidando para que tudo saia como o esperado".
A expectativa é de que o “Desfile dos Foliões” também possa contribuir para o aquecimento da economia do município; tanto no comércio, durante os preparativos nos barracões, com compras de materiais; quanto para os vendedores ambulantes cadastrados para a festa (são 25 barracas, oito foodtrucks, além de pipoca, churros, pula-pula e artesanato).
Publicidade
Leia mais