Fátima Pacheco considera fundamental a união dos municípios para o sucesso do projeto Foto Divulgação
Publicado 11/05/2023 14:27
Publicidade
São Fidelis - Fomentar o turismo, consolidar a visibilidade e impulsionar o desenvolvimento regional definem a iniciativa do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), através do Festival Caminhos do Açúcar, com a primeira edição programada para São Fidélis, entre os dias 19 e 21 de maio, no Campo de Futebol da Semas.
O município fica na região Norte e o evento turístico, com entrada gratuita, contará com feira de artesanato; restaurantes servindo pratos exclusivos para o festival e preço único de R$ 30; comercialização de produtos; apresentações de atrativos turísticos; capacitações; oficinas; shows regionais.
A organização proporciona aos visitantes desfrutar de uma experiência completa, valorizando a gastronomia e as culturas tradicionais das regiões. A presidente do Consórcio e prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, explica que o Festival é a concretização do projeto Rota Turística Regional Caminhos do Açúcar.
“Através da união dos municípios integrantes, o festival tem como objetivo desenvolver o turismo nas regiões Norte e Noroeste Fluminense”, diz Fátima destacando a importância do evento para promover a diversidade cultural, folclórica, patrimonial, gastronômica, agropecuária e artesanal dos municípios participantes.
Na avaliação da presidente, o turismo é uma grande oportunidade para impulsionar a economia local: “A expectativa é que o festival contribua para consolidar as regiões como importante destino turístico no estado e garanta oportunidades de crescimento e desenvolvimento”.
Concluindo, Fátima considera fundamental a união dos municípios para o sucesso do projeto. Vinicius Viana, secretário executivo do Cidennf, reforça quanto à expectativa de o evento impulsionar o turismo local e divulgar as riquezas culturais e turísticas da cidade e das regiões.
Segundo Viana, tudo foi planejado e pensado na região, além da possibilidade de impulsionar o turismo local, gerando empregos diretos e indiretos, movimentando a economia e divulgando as riquezas culturais e turísticas da cidade.
“O turismo rural é um dos objetivos do projeto da Rota, e acreditamos que este segmento tem um potencial de crescimento muito grande para os próximos anos”, assinala o secretário concluindo: “Esperamos receber muitos visitantes e oferecer uma experiência inesquecível a todos”.
A assessoria de imprensa do Cidennf detalha que o festival tem o apoio institucional da prefeitura de São Fidélis; governo do Estado/ Senar-Rio; Sebrae-Rio; TurisRio; e Governo Federal, através do Ministério do Turismo.
A programação em São Fidelis terá, dia 19, apresentações culturais; declamação de poesia; Folia de Reis; DJ Romualdo Braga; Banda Cântaros. No sábado (20) haverá palestras sobre Turismo Rural, com os temas Associativismo e Cooperativismo; Hospitalidade e Hotelaria; Compotas, Cristalizados e Geléias; Segurança Alimentar.
Publicidade
Leia mais