O número de leitos na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica foi ampliado, por determinação de Wladimir Foto Divulgação
Publicado 16/05/2023 16:58
Publicidade
Campos - Pacientes internados nos setores de emergências da Clínica da Criança, Pronto Socorro Pediátrico do Hospital Plantadores de Cana (HPC) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Campos dos Goytacazes (RJ) estão sendo transferidos para a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) no Hospital Ferreira Machado.
Por determinação do prefeito Wladimir Garotinho, em menos de 24 horas o setor recebeu 26 novos leitos clínicos de pediatria. “A medida foi necessária devido ao aumento de casos de pneumonia e bronquiolite em crianças do município e a superlotação dos leitos de UTI Pediátrica nas redes pública e privada”, explica o secretário de Saúde, Paulo Hirano.
De acordo com o secretário, a ampliação visa proporcionar melhor acolhimento, com tratamento e espaço adequados: “Ainda estamos com grande demanda em relação às síndromes respiratórias agudas que vêm atingindo, inclusive, os pequenos com menos de um mês de vida e que têm se apresentado de forma bastante grave”.
Paulo Hirano confirma que há uma sobrecarga no aumento do fluxo de atendimento nas unidades: “Para desafogar as nossas portas de entrada, principalmente, a Clínica da Criança e o Pronto Socorro Pediátrico do HPC, inauguramos oito leitos de UTI totalmente equipados e mais 18 leitos de emergência”.
Na avaliação do secretário, o momento é de crise sanitária, com as crianças mais vulneráveis: “O percentual de imunização, que deveria atingir 95% do público alvo, está na faixa dos 50%; é uma incidência muito pequena e, por isso, conclamo aos pais e responsáveis para que levem os filhos para atualização da caderneta de vacinação”.
MOTOCICLETA - Investimentos na saúde pública são apontados entre as prioridades do governo municipal por Paulo Hirano. Outra medida recente foi a iniciativa da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de adquirir uma motocicleta 0km, para maior agilidade no transporte de exames clínicos entre as unidades hospitalares.
O veículo vai atender a Clínica da Criança e a UPH Saldanha Marinho, unidades que fazem coletas de materiais que são levados para análise no laboratório do Hospital Ferreira Machado: “O serviço terá funcionamento 24h e contará com quatro motoboys”.
O presidente da FMS, Arthur Borges, justifica que “os serviços de motoboy são muito importantes na sociedade moderna, que deseja mais rapidez na hora de receber qualquer produto ou item de que precisa”; ele ressalta: “O veículo 0km irá atender com mais celeridade as demandas das nossas clínicas”.
Diretora de Gestão das Unidades Pré-Hospitalares, Bruna Vassimon explica: “Os motoboys são instruídos para que não haja nenhum dano ao material durante o transporte; os pacientes não precisam se preocupar, pois os exames sempre chegam em boas condições ao laboratório”.

Publicidade
Leia mais