Júlia Soares é a contadora e espera que a plateia brinque com as histórias que fazem parte da apresentação Foto Divulgação
Publicado 10/08/2023 17:45 | Atualizado 10/08/2023 19:08
Publicidade
Campos – Uma contação de histórias voltada para o público infantil e adulto está programada para o próximo domingo (13), com início às 16h, no teatro do Sesc, em Campos dos Goytacazes (RJ). Faz parte do projeto “Árvore crianceira dá frutos a vida inteira”, coordenado pela contadora de histórias Júlia Soares e dirigido por Kadu Santoro.

“A idéia é emocionar, fazer rir, reforçar a importância do respeito às subjetividades de cada criança, e revisitar memórias através da narração oral”, diz Júlia, sugerindo que, “além de brincar, é fundamental que a criança explore e libere a imaginação em prol de mais criatividade”.

A contadora de histórias explica que saber de onde veio, quem é e qual direção seguir foi o ponto de partida para a criação do trabalho: “Tendo as crianças como protagonistas, a apresentação traz à tona narrativas que permeiam os primeiros anos de uma trajetória - embalada no afeto familiar e nos antepassados”, resume.

Segundo Júlia, “o intuito é provocar na plateia, a valorização e rememoração dessa época”; ela antecipa que “das brincadeiras de rua ao bolo de fubá na casa da vovó, por meio da ludicidade o espetáculo passeia por diversos acontecimentos que cercam o cenário infantil”.

A narradora detalha que o repertório é marcado por contos de tradição oral, dois deles, de origem indígena: “Já o nome do projeto foi motivado pela frase ‘Uma única certeza demora em mim: O que em nós já foi menino não envelhecerá nunca’, do escritor moçambicano Mia Couto”.

“Esperamos que a plateia possa se divertir e, principalmente, olhar para a infância com mais acolhimento”, pontua Júlia concluindo: “Existe uma poesia em cada criança e que precisa ser expressada; nosso desejo é que as crianças se sintam felizes por serem quem são e que suas existências sejam celebradas”.

Publicidade
Leia mais