Entre Enio Verri e Irineu Colombo, Mauro Silva participou de lançamento do laboratório em Foz do Iguaçu Foto Divulgação
Publicado 24/08/2023 20:09
Publicidade
Campos – “Compartilhar conhecimento é uma atitude nobre, que enriquece tanto quem o compartilha quanto quem o recebe”. A frase não é do secretário de Desenvolvimento Econômico de Campos dos Goytacazes (RJ), Mauro Silva (é de autor desconhecido); porém é filosofia seguida por ele no cargo que ocupa.
Mauro tem buscado conhecer projetos que estão dando certo em outros municípios para estudar a possibilidade de implantá-los em Campos, dentro da proposta de parceria adotada pelo prefeito Wladimir Garotinho desde quando assumiu o governo.
Nesta quinta-feira (24) o secretário esteve em Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, para conhecer o PTI 5GLab, um laboratório com equipamentos de última geração que utilizará a faixa de frequência mais usada no mundo, lançado pela Itaipu Binacional (cujo diretor geral é Enio Verri) e o Parque Tecnológico Itaipu-Brasil, que tem como diretor superintendente Irineu Colombo.
A ferramenta é utilizada para o desenvolvimento de novas aplicações e modelos de negócios em tecnologia, permitindo parcerias estratégicas a partir de necessidades do mercado. Segundo Mauro, o propósito do projeto é atuar na conexão entre empresas, startups, investidores, pesquisadores e academia.
“O projeto proporciona criação, desenvolvimento, testes e validações que busquem acelerar a transformação digital em diversos segmentos da economia brasileira”, compartilha o secretário, com base no conhecimento adquirido na visita.
Também foi demonstrado que por meio do laboratório será possível a realização de pesquisas e estudos em temas como internet das coisas (IoT), realidade virtual e aumentada, conectividade de alta velocidade, segurança e privacidade.
O laboratório foi lançado nesta quinta-feira e na opinião de Mauro Silva é um marco para a aplicação do 5G no país: “A tecnologia 5G vai além de uma conexão de Internet mais rápida; é uma revolução; principalmente nas áreas de inteligência artificial, Internet das coisas, cidades inteligentes e principalmente no ambiente industrial”.
“A troca de conhecimentos com foco no desenvolvimento com certeza é fundamental para se alcançar o objetivo; as parcerias facilitam à concretização”, ilustra o secretário, realçando que que tem conhecido vários Parques, entre eles o de São José dos Campos: “É uma linha administrativa do prefeito Wladimir que vem rendendo frutos bastante significativos a Campos”, conclui Mauro Silva.
Publicidade
Leia mais