Na época Wladimir esteve no local, acompanhou as providências e tranqüilizou a população Foto César Ferreira (Arquivo)
Publicado 28/08/2023 17:03
Publicidade
Campos – Interditado no dia 19 de dezembro de 2022 – quando parte da pista e do dique de contenção do Rio Paraíba do Sul cederam, causados por fortes chuvas que atingiram o município -, e liberado em maio deste ano, o trecho da Avenida XV de Novembro, entre as Ruas Voluntários da Pátria e Barão de Miracema, em Campos dos Goytacazes (RJ), voltará a ser fechado na próxima sexta-feira (1º).
A informação é do Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro. Na última sexta-feira (25) ele; o vice-presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Davi Alcântara, fecharam a decisão, alegando que é para conclusão das obras, que deverão estar concluídas em 15 dias.
Para tanto, Ribeiro e Alcântara se reuniram com representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades e da empresa responsável pela execução da obra, a DRV Engenharia Ltda.: “Provavelmente em 15 dias o trânsito na XV de Novembro também estará totalmente liberado”, admite o secretário.
O trecho afetado fica próximo da cabeceira da ponte Barcelos Martins, no Centro da Cidade. A reconstrução do trecho começou dois dias depois do ocorrido, após o prefeito Wladimir Garotinho ter solicitado ao Governo do Estado a obra emergencial e a Defesa Civil municipal ter providenciado ações preventivas.
“Fomos até o local para acompanharmos o andamento dos trabalhos e definirmos toda uma logística de reabertura total do trecho, que pode ser antecipada”, afirma Fábio Ribeiro. Davi Alcântara reforça e explica que neste momento os trabalhos estão concentrados na finalização da sub-base da via para, em seguida, aplicação de massa asfáltica.
“A interdição do trecho a partir do dia 1º de setembro servirá para finalizar toda pavimentação e sinalizações horizontal e vertical da pista”, pontua o presidente do IMTT. Quanto ao dique, Fábio Ribeiro pontua que a restauração está praticamente concluída, faltando apenas retoques.
PASSO A PASSO - Tão logo ocorreu o acidente, o Wladimir esteve com Cláudio Castro, buscando solução. O governador mandou, de imediato, equipes de técnicos e engenheiro para Campos avaliar, junto com o corpo técnico da prefeitura, a situação do dique.
A topografia e a sondagem do solo foram iniciadas no dia 21. As obras seguiram sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades, com acompanhamento do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Acompanhado do vice-prefeito Frederico Paes, Wladimir retornou ao local, juntamente com os técnicos e engenheiros que fora disponibilizados pelo Governo do Estado para iniciar a sondagem do terreno. Na oportunidade, o prefeito apontou o que estava sendo feito e tranqüilizou a população.
Publicidade
Leia mais