Publicado 21/09/2023 13:32
Campos – Os caminhos para as energias renováveis e o reposicionamento do setor de óleo e gás serão apresentados no dia cinco de outubro, em Campos dos Goytacazes (RJ), durante o Energy Day (Dia de Energia). Trata-se de um objeto de considerações focadas em oportunidades de negócios para investidores.
A iniciativa é conjunta do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ( Sebrae), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Organização dos Municípios Produtores de Petróleo e Gás (Ompetro), Petrobras, Prefeitura de Campos, Governo do Estado, entre outras instituições.
O local será o auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Guarus, com o apoio do Complexo Portuário do Açu, Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás e empresas dos setores de energia e inovação. Segundo o Secretário Municipal de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves, a realização do evento é resultado do empenho da gestão Wladimir Garotinho junto às entidades do setor de energia e petróleo junto ao Governo do Estado.
A programação já está definida: “Consta as presenças de dirigentes e técnicos de entidades de relevância para o desenvolvimento econômico, como o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP); Ompetro; gestores e técnicos das áreas de desenvolvimento e de inovação do Governo do Estado”, adianta Neves.
O secretário acrescenta que também estarão participando investidores em sistemas de geração de energias renováveis, como a energia fotovoltaica; instituições financiadoras para implantação de sistemas de cogeração de energia limpa; e autoridades dos municípios das regiões Norte e Noroeste do Estado. A abertura caberá ao prefeito Wladimir Garotinho, juntamente com o Secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal,
“O debate terá por escopo temas importantes defendidos pelo prefeito de Campos e pelo governador Cláudio Castro para o desenvolvimento integrado das regiões Norte e Noroeste Fluminense”, resume Neves, que também é Secretário Executivo da Ompetro.
MAPA DE ENERGIAS - “Diversos painéis vão apresentar caminhos para a transição da matriz energética para energias renováveis com oportunidades”, realça o secretário apontando que as palestras e debates vão contar com a participação de técnicos da Petrobras, Firjan, do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), Ompetro, Sebrae, empresas e Sindicato do setor de energia dentre outras entidades.
Na oportunidade, a Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado estará apresentando o mapa de Energias Renováveis, com a participação de técnicos do Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, de Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado do Rio de Janeiro.
Haverá também apresentação de plataformas para as indústrias de baixo carbono.
Haverá também apresentação de plataformas para as indústrias de baixo carbono.
Estarão envolvidos gestores e técnicos da Eletra; fabricante de ônibus elétricos; Porto do Açu; e Secretaria de Petróleo de Campos: “Um painel especial será apresentado com ampla abordagem sobre o potencial regional para incremento de unidades geradoras da energia fotovoltaica”, conclui Neves.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.