Leon Gomes ressalta a importância de ter a população participando do processo eleitoral Foto César Ferreira/Secom
Publicado 28/09/2023 14:08 | Atualizado 28/09/2023 14:09
Publicidade
Campos – A eleição para titulares e suplentes do Conselho Tutelar em Campos dos Goytacazes (RJ), no próximo domingo (1º), será disputada por 50 candidatos. O mandato (de quatro anos) começa dia 10 de janeiro de 2024 e vai até nove de janeiro de 2028. O salário é R$ 2.887,63.
Organizada pelo Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA), a eleição será das 8h às 17h, em 15 locais de votação. Pode votar, na respectiva seção eleitoral (75ª, 76ª, 98ª, 129ª) quem tenha o título de eleitor emitido há pelo menos 90 dias.
Segundo o presidente do CMPDCA e da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), Leon Gomes, os locais foram definidos pela Comissão Especial junto com a Justiça Eleitoral; ao todo, 78 urnas estarão disponíveis. O município tem cinco órgãos do Conselho Tutelar e em cada atuam cinco titulares e o mesmo número de suplentes.
O eleitor deverá apresentar título de eleitor original, comprovante de votação da última eleição ou quitação eleitoral e documento de identidade original com foto. Leon Gomes orienta que não será aceita a via digital do título de eleitor, obtida por meio do aplicativo móvel e-Título.
"O município realiza um amplo e importante trabalho em rede, visando à garantia de direitos das crianças e dos adolescentes”, ressalta o presidente da FMIJ reforçando que o Conselho Tutelar é protagonista das ações, desempenhando um papel preventivo e protetivo.
“É fundamental que a população participe e vote no processo de escolha dos novos conselheiros tutelares”, incentiva Gomes enfatizando que poder participar do processo de escolha dos conselheiros é uma oportunidade que a sociedade tem de contribuir para definir os representantes que vão garantir os direitos da criança e do adolescente.
Os candidatos participaram do processo seletivo no Campus Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF) no dia 30 de julho. “A população terá um canal de denúncias, por meio do telefone (22) 98175-0304 ou pelo WhatsApp, para possíveis casos de descumprimentos das regras estabelecidas; mas deverá oferecer o maior número de informações para apuração da denúncia”, orienta o presidente.
Publicidade
Leia mais