Publicado 29/09/2023 14:53
Campos – Ações viárias desenvolvidas pelo governo de Campos dos Goytacazes (RJ), envolvendo diversos órgãos públicos e entidades, têm eficiência reconhecida pela Secretaria de Estado de Saúde, por meio da DANT (Doenças e Agravos Não Transmissíveis). Com isso, o município acaba de alcançar a posição de maior notificador de acidentes de trânsito na Região Norte Fluminense.
A informação é da coordenadora do DANT, Rossana Espinoza. Ela relata que Campos tem se destacado especialmente na notificação de acidentes envolvendo motocicletas: “O Hospital Ferreira Machado (HFM), parceiro crucial nessa empreitada, atua como a principal unidade notificadora, enviando dados essenciais sobre acidentes, internações e óbitos relacionados ao trânsito”.
Rosana resume que o foco está na prevenção e promoção da segurança no trânsito, com ênfase na redução de óbitos e internações. As ações e iniciativas que colocaram Campos com maior notificador foram apresentadas nesta sexta-feira, durante uma live.
“Esse processo de notificação não é apenas burocrático, é um passo crucial para entender, prevenir e promover a segurança no trânsito”, pontua a coordenadora enfatizando que Campos, embora seja o maior município em população e extensão, está demonstrando sua capacidade de monitorar informações, promover vigilância e responsabilidade.
Segundo Rosana, a parceria com a DANT Estadual envolve o Núcleo de Vigilância em Saúde do Ferreira Machado; e a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, por meio da DANT local e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, garantindo que as notificações cheguem ao Estado.
A representante do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Cristiane Ramos, destaca que o HFM fortaleceu parceria com o Instituto Municipal de Transporte e Trânsito (IMTT), colaborando para promover ainda mais ações de prevenção e segurança viária: “Com esse reconhecimento, Campos continuará monitorando e notificando acidentes de trânsito, mantendo um compromisso com a segurança pública”.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.