Coube ao prefeito Wladimir (centro) acionar o painel de controle, iniciando as operações Foto César Ferreira/Secom
Publicado 05/10/2023 13:31
Publicidade
Campos - Somando potência total de seis Megawatt (MW) - unidade de grandeza física, que representa medida de potência equivalente a um milhão de Watts (W) -, suficiente para atender sete mil residências; duas usinas solares do Grupo Gera começaram a operar em Campos dos Goytacazes (RJ) nessa quarta-feira (04).
Iniciativa reforça a colocação do município em destaque como o segundo do Estado em geração de energia solar, destaca o prefeito Wladimir Garotinho: “Em breve, estaremos ocupando a primeira posição, pois novas usinas estão sendo instaladas. Fico feliz, porque os investidores estão acreditando no potencial de nossa cidade”. Coube ao prefeito acionar o painel de controle iniciando as operações.
Wladimir realça que o governo municipal tem oferecido todo o suporte para viabilizar empreendimentos que gerem emprego e renda: “Investimento de R$ 24 milhões, o empreendimento gerou mais de 150 postos de trabalho diretos e indiretos durante a implantação; as unidades são denominadas de Mombaça I e II; a energia garantida por elas evita a emissão de 800 mil toneladas de CO2 (gás carbônico) na atmosfera”.
Desde 2016 atuando com implantação de soluções em diferentes fontes renováveis de geração de energia, o Grupo Gera já iniciou as obras de outras duas usinas em Campos: “A UFV Goytacazes e UFV Fazenda São João terão mais de R$ 27 milhões em recursos e serão entregues no primeiro semestre de 2024”, adianta Wladimir.
Na opinião do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, o momento é especial, pontuando que Campos foi pioneira na energia elétrica e tem tudo para ser referência em energia limpa e renovável: “A discussão sobre a matriz energética vem ganhando cada vez mais destaque e as usinas fotovoltaicas são apontadas como excelente alternativa.
APOIO DECISIVO - A parceria com o poder público é ressaltada pelo coordenador de Implantação e Projetos do Grupo Gera, Vitor Moreira: “O apoio responsável da prefeitura foi decisivo para a consolidação do projeto das unidades de Mombaça I e II; que se propaga em outras frentes, com energia limpa, redução da emissão de gás carbônico, trazendo benefícios para a cidade e para as pessoas”.
Também estavam presentes a coordenadora de Licenciamento do Grupo, Fernanda Buenada; gerente responsável pela gestão de obras das Usinas Mombaça, Ramon Luis; coordenador de Energia Solar e Hídrica da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, Alexandre Galvão; assessor jurídico, Paulo Enrique Mainier.
Ainda participaram do evento secretário municipal e sub de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves e Alair Almeida; secretário de Qualificação e Emprego, Robson Barbosa; e os subsecretários René Justem (Meio Ambiente) e Felipe Knust (Desenvolvimento). As unidades estão instaladas no Km 3 da RJ-158 (Campos-São Fidélis).
Publicidade
Leia mais