Publicado 16/10/2023 18:38 | Atualizado 16/10/2023 18:39
Campos – Cuidar das pessoas é uma das prioridades do governo de Campos dos Goytacazes; em especial dos idosos, com programas que têm servido de referências para vários municípios. A Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa desenvolve atividades socioassistenciais, socioeducativas e físicas, atendimento humanizado e uma série de especialidades médicas oferecidas por meio do Clube da Terceira Idade.
A filosofia do prefeito Wladimir Garotinho é garantir à chamada de “melhor idade”, assistência à saúde, com foco na promoção de melhor qualidade de vida; a subsecretária, Rosilani Tavares, segue à risca, resumindo que a missão é cuidar da terceira idade do município, promovendo acolhimento e socialização.
Independente das iniciativas do poder público municipal, existem entidades assistenciais envolvidas há vários anos com atenção especial ao idoso, de forma voluntária. Um exemplo é a Associação Monsenhor Severino, instalada em sede própria na Avenida José Alves de Azevedo, no centro da cidade, desde 1933. São 90 anos de dedicação das pessoas envolvidas, como o presidente da entidade, Ricardo Luiz da Silva Araújo.
Atualmente, os assistidos somam 70, recebendo tratamentos diferenciados, como se fizessem parte de uma só família, como observa o presidente: “Não é fácil desenvolver trabalho dessa natureza em um país aonde assistência ao idoso ainda é aquém da necessidade: mas estamos fazendo a nossa parte”.
Ricardo Araújo está à frente da instituição desde 2015 (no terceiro mandato): “A sobrevivência vem de doações, parcerias, dos serviços prestados destinados a moradia definitiva, temporária e provisória de idosos; o trabalho de todos é voluntário”.
O Monsenhor presta assistência social, educacional e religiosa ao idoso carente , independente de nacionalidade, credo, cor, sexo e religião: “O critério para que a pessoa idosa receba assistência é ter 60 anos de idade ou mais, com ou sem suporte familiar, em condições de vulnerabilidade e risco social”.
O estatuto prevê que a organização possa ampliar o âmbito de suas atividades, criar e manter outras instituições, conveniar ou entrar em entendimento com os poderes públicos ou instituições congêneres para a execução de obras ou prestação de serviços de assistência social, dentro de suas finalidades.
O presidente ressalta que o programa específico do governo de Campos junto à Associação se deu no ano passado, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, para a execução dos serviços de acolhimento institucional.
SEMANA E AÇÕES - Na linha do lazer, o Monsenhor inicia na sua sede a Semana do Idoso, nesta terça-feira (17), com participação da banda da guarda municipal, comemoração do aniversariante do mês e apresentação de teatro da Universidade Para Terceira Idade/UFF Campos (UNIT); segue na quarta (18), com palestra sobre Outubro Rosa (prevenção contra câncer de mama) e piquenique com os idosos da associação.
No mesmo dia, haverá também Oficina “O corpo em movimento”, com a equipe de Massoterapia, Fisioterapia e aula de Yoga da Associação. A programação segue com a Orquestra e Coral Doce Canto e aula de alongamento e funcional (dia 20); Oficina de música (24). O encerramento será dia 26, com passeio no Farol de São Thome, na colônia de férias Clube da Terceira idade.
Quanto à atenção do governo municipal às pessoas acima de 60 anos de idade, Rosilani Tavares enumera especialidades médicas oferecidas por meio do Clube da Terceira Idade, na Policlínica, no Parque Tamandaré, assim como no Centro Dia,em Guarus: “Há ainda atividades nos Centros de Convivência da Terceira Idade em Dores de Macabu e na Colônia de Férias de Farol de São Thomé, onde recentemente foi inaugurado o Centro de Fisioterapia”.
A subsecretária realça que nos núcleos acontecem regularmente atividades, como aulas de funcional adaptado para idosos; hidroginástica; aulas de educação física; aulas de taekwondo adaptado para idosos; artesanato e palestras motivacionais. Ela destaca ainda o projeto “Viajar na Melhor Idade”, pelo qual os idosos fazem viagens turísticas.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.