Publicado 23/10/2023 15:25
Campos - Descentralização das verbas do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) junto ao Ministério do Trabalho foi uma das pautas do Seminário Fluminense de Integração, Sustentabilidade e Desenvolvimento, realizado no final de semana na cidade de Tanguá, região do Grande Rio. Campos dos Goytacazes (RJ) participou através da Secretaria de Qualificação e Emprego.
O objetivo foi contribuir para que os municípios desenvolvam políticas de qualificação profissional e de geração de emprego. A maioria dos participantes foi formada por secretários da área de fomento e da empregabilidade que debateram a necessidade de buscar caminhos para a área.
Também foi discutida a criação de políticas públicas nos municípios por meio de parcerias e interface entre órgãos do governo estadual, a União e empresas, visando fomentar a qualificação e a geração de empregos. Secretário de Qualificação e Emprego de Campos e coordenador Adjunto Norte/Noroeste Fluminense do Fórum Fluminense dos Secretários e Gestores de Trabalho (Fortrab), Robson Barbosa foi um dos participantes.
“O Fórum Fluminense de Secretários e Gestores de Trabalho é uma entidade recentemente criada com o propósito nobre de fomentar o emprego no interior do Estado do Rio”, explica o secretário justificando que a indicação para coordenador adjunto do Fortrab se deu em função dos trabalhos que vem realizando na secretaria.
“Temos cumprido as diretrizes do Prefeito Wladimir Garotinho e avançamos na realização de parcerias com as secretarias de Estado de Trabalho e Renda e as secretarias de Estado de Desenvolvimento e a de Energia e Economia do Mar”, comenta Barbosa apontando ainda os entendimentos com empresas do Porto do Açu, de Campos e cidades da região.
“O resultado tem sido a inserção de centenas de pessoas no mercado de trabalho”. Robson Barbosa avalia que o Seminário realizado em Tanguá teve excelentes pautas: “No médio prazo, Campos e outras cidades vão estar colhendo frutos”; ele resume que a criação de um conselho estadual de secretários será de suma importância.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.