Publicado 25/10/2023 15:13 | Atualizado 25/10/2023 15:35
Campos – “Se não houver conscientização da população para colaborar não descartando lixo nas ruas, ficará cada vez mais complicado dar conta da limpeza manutenção dos bueiros que coletam as águas das chuvas que são levadas pelas galerias para o Rio Paraíba do Sul e para canais existentes no município”.
O alerta é do Secretário de Obras e Infraestrutura de Campos dos Goytacazes (RJ), Fábio Ribeiro, ao avaliar o volume de detritos que tem sido encontrado dentro dos bueiros, entre eles, embalagens de alimentos, copos descartáveis, minigarrafas pets e até mesmo tampas e partes quebradas de quentinhas. Segundo Ribeiro, as 10 equipes de limpeza e manutenção estão impressionadas e trabalhando sobrecarregadas.
Um dos trechos apontados como críticos é na Rua Tenente Coronel Cardoso, entre a Marechal Floriano (antiga Ouvidor) e a dos Goitacazes (antiga Rua do Gás). “Quando as pessoas descartam o lixo na via pública, o vento e a chuva se encarregam de levar esses materiais para dentro do sistema de drenagem. Campos é muito grande e são milhares de ruas e avenidas com redes extensas de drenagem pluvial (drenagem de águas das chuvas) para receber manutenção”, pontua o secretário.
Uma das equipes teve muito trabalho para conseguir retirar grande quantidade de lixo de dentro dos bueiros no trecho apontado por Ribeiro, que apela: “Pedimos que todos tenham consciência de que jogar lixo nas ruas causa transtornos para os pedestres, para os ciclistas, para os comerciantes e para os moradores”.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.