Publicado 07/11/2023 16:02
Campos – “Onde há amor e caridade Deus aí está”. A pregação é universal no cristianismo e adotada como lema de fé por seguidores intransigentes, como o Padre Gilson da Silva Motta, de Campos dos Goytacaz, ao norte do Estado do Rio de Janeiro. Para ele, ser fiel à palavra de Deus é um desafio que procura encarnar no dia a dia.
São três décadas de sacerdócio, completadas no próximo dia 11 de dezembro (vivendo o amor e a caridade), 23 dos quais na direção do Colégio Eucarístico, um dos mais tradicionais do município no segmento de Igrejas.
Natural de Santo Antônio de Pádua, no noroeste fluminense, Padre Gilson tem 57 anos de idade e uma trajetória religiosa marcante, primando pela caridade, com ações sociais expressivas, principalmente através da Associação Educacional Beneficente São José, Instituição de Utilidade Pública Municipal e Estadual, sem fins lucrativos, mantenedora do Colégio Eucarístico.
O sacerdote é o caçula dos seis filhos de Mirson Freire Motta e de Deonice da Silva Motta (já falecidos): “Se fez técnico em contabilidade, estreou no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que encontrava o caminho da fé, na Paróquia São José do Havaí, em Itaperuna, como membro do Grupo Vicentinos”, realça o professor Luiz Cláudio Barbosa, assessor institucional do Colégio Eucarístico.
O reconhecimento por um sacerdócio referência é natural na cidade; mas os membros da Capelania São José, fundada por Padre Gilson, prestarão homenagem a ele, pelos 30 anos de batina, em evento sem fim lucrativo intitulado “Encantos”, dia seis de dezembro, com a cantora Joana. Está programado para começar às 20h, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).
De acordo com o professor, “na oportunidade, lideranças religiosas, a comunidade escolar e a sociedade campista comungarão de momento de arte e de fé em prol do bem comum”. Ele explica que o evento não tem caráter comercial e sim beneficente, “com o objetivo de a arrecadação de cestas básicas como ingresso, a serem destinadas às Instituições assistenciais da cidade”.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.