Publicado 08/11/2023 13:22
Campos – Destacado entre os mais belos e frequentados balneários turísticos do norte do Estado do Rio de Janeiro, Lagoa de Cima, em Campos dos Goytacazes, terá acesso facilitado durante a temporada de verão, com a reforma da RJ-158, anunciada nessa terça-feira (7) pelo prefeito Wladimir Garotinho.
As obras serão realizadas com recursos da prefeitura, a partir da localidade de Santa Cruz, com recursos próprios: “A prefeitura vai recuperar as estradas de Lagoa de Cima a Santa Cruz e do Quilômetro 13 a Santa Ana. O verão está chegando; eu me comprometi com as pessoas; então, essas duas obras a prefeitura vai fazer com recursos próprios; assim que for começar, vou avisar a todos”, confirma Wladimir.
O prefeito lembra que a prefeitura e o governo do estado também têm parcerias em várias obras, incluindo outras estradas que serão licitadas. Wladimir lembra que, em setembro, inaugurou o recapeamento asfáltico das estradas que ligam a Usina São João à Santa Ana e Jardim Aeroporto à localidade de Mundéus, em Brejo Grande.
“Realizada pelo governo municipal, foram entregues, ao todo, 27 quilômetros de estrada nova, sendo 14 quilômetros entre a Usina São João e Santa Ana e ainda mais 13 quilômetros do Jardim Aeroporto à localidade de Mundéus”, resume. As execuções foram feitas por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.
Segundo o secretário Fábio Ribeiro, Campos tem a maior malha de rodovias no interior do território municipal, entre todos os municípios fluminenses: “Isso implica no consumo de elevados volumes de recursos para a manutenção, com pavimentação em asfalto que tem custo vinculado ao dólar”. São contabilizadas oito recuperações de estradas com recursos próprios.
EFEITO PARCERIAS - “Temos mais cinco estradas para serem reformadas em parceria com o governo do estado, mas ainda não foram licitadas. Porém, o relacionamento institucional entre nosso governo e o estadual é bom e acreditamos que as parcerias já firmadas vão continuar rendendo frutos em benefício da população”, ressalta Ribeiro acentuando: “Várias estradas estavam sem condições de trafegabilidade, devido ao abandono”.
O secretário assinala que a atual gestão constatou até mesmo estradas asfaltadas, que devido ao abandono, tinham trechos tomados pelo mato: “Isso porque as quedas de barreiras nas margens das mesmas não foram retiradas e proporcionaram que a vegetação avançasse por esses pontos; até agora, cerca de 600 quilômetros de estradas já foram recuperadas”.
As realizações são realçadas como resultados da política de parcerias adotada pelo prefeito Wladimir: “Foi possível graças à gestão do prefeito junto ao governo estadual para viabilizar parcerias, também feitas com deputados federais e senadores que dedicaram emendas direcionando recursos do governo federal para o Plano de Recuperação Viária”.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.