Publicado 02/02/2024 18:37
Campos - Desenvolvido pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria de Qualificação e Emprego de Campos dos Goytacazes, o “Programa Qualifica Já” formou, nesta sexta-feira (2), 150 alunos, de cinco turmas, nos cursos “Homem de Área” e “Movimentação de Carga”.
O programa é coordenado pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e de Energia e Economia do Mar. A entrega dos certificados aconteceu na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com o coordenador do programa, Felipe Werneck, representando o secretário estadual de Energia, Hugo Leal.
Também prestigiaram o evento¸ os secretários municipais Wainer Teixeira (Administração e Recursos Humanos) e Marcelo Mérida (Qualificação e Emprego); além de representantes da CDL, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), dentre outras entidades.
Marcelo Mérida pontua que outras frentes de trabalho para a qualificação profissional estão sendo articuladas: “Estamos preparando um cronograma de ações, não só em parceria com o Estado, mas com instituições da iniciativa privada; porque um dos compromissos do governo Wladimir Garotinho é a qualificação para o mercado de trabalho, dando condições às pessoas de enriquecer o currículo”.
Felipe Werneck avalia que o mercado de trabalho é exigente: “O mercado offshore, petróleo e precisa de qualificação. O mercado de trabalho quer absorver novas pessoas, mas elas precisam estar qualificadas. Aceitei o convite para ser coordenador do Qualifica Já porque eu acredito que esse projeto já está mudando vidas, através do estudo, do conhecimento e da qualificação profissional”.
Wainer Teixeira enfatiza que nada acontece sem a educação: “Só se conquista com a educação. O trabalho exige de nós a mudança, mas estudo e qualificação só se sustentam com relacionamento. Por isso, fico feliz quando vejo cursos presenciais. Eu não tenho nada contra o virtual, só que não oferece o contato. Acho importante que cada um de nós, além de ser devotado ao estudo, seja também ao relacionamento, porque são os relacionamentos que abrem as portas”.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.