Publicado 12/06/2024 20:11 | Atualizado 12/06/2024 20:12
Campos - Uma corrida com a participação de 21 pessoas, promovida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) no último domingo (9), marcou a inauguração do primeiro trecho da trilha de longo curso “Travessia Goytacá”, no Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag), no Farol de São Thomé, em Campos dos Goytacazes (RJ).
PublicidadeO ato também valeu pelo encerramento das comemorações da Semana do Meio Ambiente. A iniciativa contou com apoio da concessionária Infra Operações Aeroportuárias, responsável pela administração do Heliporto Farol de São Tomé, do Aeroporto Bartholomeu Lysandro e parceira do Pelag.
A trilha é gratuita, já pode ser acessada por toda a comunidade e oferece uma experiência única, conectando os “trilheiros” com a rica biodiversidade e as belezas naturais da região. Pelag abrange os municípios de Campos e São João da Barra, com uma área de 8.251 hectares.
Trata-se de uma unidade de conservação que tem como principal objetivo proteger os remanescentes de vegetação nativa de Mata Atlântica, envolvendo restinga, mangue e outras importantes finalidades. Na opinião do superintendente do Heliporto, Rosimar Tavares, o trabalho realizado pela administração do parque é de extrema importância para a região.
Tavares ressalta que a Infra faz questão de sempre apoiar os eventos do Pelag: “É um órgão importante para a comunidade; além de promover a prática esportiva de forma sustentável, esse tipo de evento inspira a comunidade a se envolver na conservação do meio ambiente. Juntos podemos desfrutar e cuidar da natureza para as gerações futuras”.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.