Nelson Godá afirma que transporte público irá melhorar ainda mais com a renovação e ampliação da frota Foto j3news.com/Divulgação
Publicado 17/07/2024 23:37 | Atualizado 17/07/2024 23:50
Campos – Problema que se torna um desafio crônico em nível nacional, a mobilidade urbana tem sido pauta permanente no governo de Campos dos Goytacazes (RJ), que busca alternativas com foco principalmente no transporte público. O presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Nelson Godá, afirma que tem mantido diálogo com os operadores do sistema buscando atender às demandas da população.
Publicidade
“O setor passa por constantes adaptações, que não começaram agora e não vão parar por aí”, pontua Godá lembrando que, recentemente, Campos foi contemplado com R$ 540 milhões do governo federal para a compra de “ônibus verdes”, entre elétricos e a diesel, como parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções.
“Ao todo, serão 354 novos ônibus, sendo 106 elétricos e 248 Euro 6, que possibilitarão a modernização da frota”, resume o presidente recaptulando: "Assumi o IMTT em 2021, meio a um cenário de manifestações de permissionários de vans em um imbróglio judicial com as concessionária de ônibus. Após diálogos, conseguimos chegar a um consenso e as vans voltaram a circular’.
Godá aponta também a reestruturação dos abrigos de passageiros em todo o município: “Após seis anos, retomamos e criamos linhas para localidades que não eram atendidas, como Serrinha, Imbé, Lagoa de Cima, Sentinela do Imbé, além de termos ampliado os horários de várias linhas circulares na cidade; além da implantação do Ônibus Municipal Feminino”.
A conclusão das Estações de Integração, segundo o presidente, está avançada. O Programa do Subsídio Emergencial do Óleo Diesel é outro ponto assinalado por ele: “Está em andamento; o benefício social foi prorrogado até o final deste ano, permitindo que a tarifa não seja reajustada, onerando ainda mais os trabalhadores".
EXPECTATIVA - Ainda sobre o sistema de transporte público de Campos, Godá diz que “está se reestruturando, após anos de prejuízos devido à redução da atividade econômica do país, aos impactos da pandemia da Covid-19 e à falta de equilíbrio tarifário na última gestão municipal”. Ele afirma que, juntamente com sua equipe, acompanha de perto toda a situação do transporte do município para garantir o direito de ir e vir da população.
“Estamos sempre em busca de soluções para que o atendimento não fique deficitário, e quando isso acontece, buscamos os melhores caminhos para que não haja inoperância do sistema", comenta o presidente garantindo que “o transporte público de Campos dará um salto para o futuro; irá melhorar ainda mais com a renovação e ampliação da frota”
O projeto do PAC que contemplou o município com R$ 540 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal deve ter o processo de assinatura e licitação definido nos próximos dias; porém, a renovação da frota somente deverá acontecer no início de 2025. “O projeto consiste na ampliação da frota com 354 veículos, que serão desmembrados por tamanho”.
“Vamos adotar midiônibus, que é o micro-ônibus um pouco maior; o ônibus convencional; e um maior, que é o modelo padron”, acrescenta o presidente enfatizando que o objetivo é garantir, cada vez mais, conforto, segurança e ampliação da capacidade para melhor atender a população.
Leia mais