As ruas receberam galerias para drenagem das águas pluviais e elevatórias para coleta de esgoto sanitário Foto César Ferreira/Secom
Publicado 14/08/2024 11:27
Campos – O Bairro Legal, desenvolvido, em parceria, pelos governos de Campos dos Goytacazes e do Estado, está mudando o aspecto do Parque Saraiva, em Goitacazes, na Baixada Campista. São mais de 30 ruas, que receberam galerias para drenagem das águas pluviais e elevatórias para coleta de esgoto sanitário.
Publicidade
De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura, os trabalhos já atingiram mais de 80% do projeto, com a maior parte da base e sub-base e das ruas concluída as calçadas construídas de forma padronizada. Uma das iniciativas visa acabar com problemas de alagamentos provocados durante os períodos de chuvas intensas.
No projeto consta um profundo e extenso canal, com cerca de 1.000 metros de extensão e profundidade média de quatro metros. A secretaria explica que a construção aconteceu no entorno de Goitacazes, com o objetivo de receber todo o volume de água das galerias de todas as ruas do bairro, que será direcionado ao Canal Coqueiros, que deságua na Lagoa Feia.
O Programa Bairro Legal visa dotar os bairros de infraestrutura e melhorar a qualidade de vida dos moradores. Além do Parque Saraiva, a secretaria aponta que, em Goitacazes, estão sendo contemplados também os bairros Parque Real, Bugalho e Vila Romana; com os dois últimos demandando investimentos da ordem de R$ 16.893.906,42.
O prazo de execução é de 12 meses, a partir de junho, em área total de 27.735,40 metros quadrados de construção. A secretaria resume que “a finalização das obras do programa se dá com o tratamento paisagístico, que implica no plantio de mudas de árvores apropriadas nas calçadas e, além da mudança do aspecto dos bairros, soluciona aos transtornos causados nos períodos de chuvas”.
Leia mais