Publicado 10/05/2025 16:52
Campos – A preservação do patrimônio histórico e cultural de Campos dos Goytacazes (RJ) é uma das prioridades do governo municipal definidas pelo prefeito Wladimir Garotinho. O momento é do Solar do Colégio, na Baixada Campista, um prédio de 373 anos onde está instalado o arquivista Público Waldir Pinto de Carvalho.
PublicidadeEm 1995 passou por um processo de restauração; porém, a deterioração ganhou atenção especial de Wladimir, que articulou uma estratégia de reforma geral junto à Assembleia Legislativa (Alerj), presidida à época (em 2021) por André Ceciliano. Por meio de Projeto de Lei de autoria do deputado, foram destinados R$ 20 milhões para as obras.
Os recursos são oriundos de sobra do duodécimo da Alerj, geridos pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O projeto prevê a restauração do edifício histórico e a digitalização do acervo. Os trabalhos estruturais estão adiantados e o prefeito esteve no local neste sábado (10), acompanhado de assessores.
“O Solar do Colégio é secular e um marco na paisagem de Campos. Nele está abrigado o Arquivo Público Municipal, que guarda acervos de jornais e inúmeros outros documentos históricos”, ressalta Wladimir, que foi recebido pela coordenadora do Arquivo Público, Rafaela Machado e agentes que atuam no equipamento, que á administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
A próxima etapa das obras será a instalação de telhas metálicas. O prefeito também visitou o interior do solar: “Trata-se de um importante ato de resgate do patrimônio histórico de Campos. Por intermédio do então presidente da Alerj, André Ceciliano, conseguimos a verba para essa restauração tão sonhada, que agora já começa a ganhar forma, garantido a preservação dos documentos e a perpetuação de um prédio tão importante para todos os campistas”, enfatiza.
PRÓXIMAS ETAPAS - Rafaela Machado lembra que no próximo dia 18, completará 24 anos da instalação do Arquivo Público (considerado referência nacional e internacional) no Solar. Ela destaca a importância da visita de Wladimir: “A visita do prefeito foi muito simbólica; representa a chance de mostrarmos para a população o que vem sendo feito, detalhando a recuperação que está em curso do Solar do Colégio, o edifício mais antigo do município”.
Rafaela considera fundamental a comunidade ver como o dinheiro vem sendo aplicado: “Há décadas nós esperávamos por investimento e ele finalmente chegou. Wladimir sempre se faz presente, no Arquivo, espaço que antes não era visitado por prefeitos”.
A coordenadora acredita que as próximas etapas da obra aconteçam em curto espaço de tempo: “O Solar do Colégio já recebeu sobrecobertura metálica na edificação, como parte do seu processo de restauração. Telhas também metálicas serão instaladas, em breve”, resume.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.