Publicado 15/07/2025 16:12 | Atualizado 15/07/2025 16:19
Campos - As obras do Bairro Legal têm viabilizado melhorias significativas em diversas regiões de Campos dos Goytacazes (RJ), reforçando a ampliação da cobertura de esgoto no município. A constatação justifica o segundo lugar da cidade, em nível estadual, no Ranking Nacional de Saneamento, e na 26ª posição entre as 100 maiores do país.
PublicidadeOs dados foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo Instituto Trata Brasil e mostram que Campos, com quatro mil quilômetros de extensão territorial (maior município do estado do Rio de Janeiro) e mais de 500 mil habitantes, avançou 21 posições em relação ao ranking de 2024.
O diretor da concessionária Águas do Paraíba (responsável pelos serviços de água e esgoto no município), Giuliano Tinoco, avalia que, entre os fatores que contribuíram para os avanços, estão o intenso trabalho na redução de perdas de água e a ampliação da cobertura de esgoto, com destaque para o programa Bairro Legal, realizado pelo governo municipal, em parceria parcial com o estadual.
“Esse excelente resultado reafirma a posição de Campos entre os municípios mais bem avaliados do país em saneamento”, pontua Giuliano concluindo: “Continuamos investindo fortemente para ampliar a cobertura e garantir eficiência, mesmo já superando todas as metas contratuais. É um reconhecimento ao trabalho contínuo da equipe da Águas do Paraíba e ao compromisso com a universalização do saneamento e a melhoria da qualidade de vida da população”.
NOVAS FRENTES - O prefeito Wladimir Garotinho observa que, no estado, Campos tem apenas Niterói à frente no ranking: “Notícia muito positiva. Um dos principais motivos que ajudam nesse avanço e na subida rápida do município de Campos é o conjunto de obras no formato Bairro Legal, que obriga a concessionária Águas o Paraíba a fazer a rede de água e esgoto. Essa obrigação foi colocada pela nossa gestão em termo aditivo ao contrato original”.
Wladimir resume que, atualmente, 28 frentes de obras do Bairro Legal estão em andamento: “E um aditivo contratual com a Águas do Paraíba determina que a empresa deva fazer toda rede de água e esgoto em todas as intervenções do programa. Quando tiver investimento de Bairro Legal, a empresa é obrigada a fazer a rede de água e esgoto e levar o esgoto para tratamento”.
Das 28 obras em andamento, o prefeito aponta que várias já estão com a rede de água e esgoto concluída e sendo tratada. “O crescimento está acelerado por conta do Bairro Legal”, ratifica o prefeito reforçando que a responsabilidade atribuída a Águas do Paraída está fundamentada no termo aditivo.
Para produzir o ranqueamento o Instituto Prata Brasil, levou em consideração os indicadores mais recentes do Sinisa, ano-base 2023, publicado pelo Ministério das Cidades, além de uma ponderação de pesos na evolução dos indicadores estabelecida em metodologia criada em parceria com a consultoria GO Associados.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.