Paulo Hirano e Wladimir descerraram a placa de reinauguração e resumiram que mais de 50 postos já foram reformados Foto César Ferreira/Divulgação
Publicado 07/10/2025 15:17
Campos - Mais de uma obra por semana até o final do ano, incluindo o lançamento de novas intervenções. O compromisso é de Wladimir Garotinho, que marcou o Dia Nacional do Prefeito, nessa segunda-feira (6), entregando uma das 45 Unidades Básica de Saúde da Família (UBSF) totalmente reestruturada, na região da Baixada de Campos dos Goytacazes (RJ).
Publicidade
Unidade está localizada em Saturnino Braga e passou por reforma geral, sendo a terceira entregue este ano por Wladimir e seu vice, Frederico Paes. Desde a primeira gestão, mais de 50 postos básicos de saúde já foram reabertos e reinaugurados pelo governo. “Isso é resultado de muito trabalho”, resume.
O prefeito observa que, com a reforma completa, a UBSF está nova para atender a população local e toda região: “Estamos implementando a Estratégia Saúde da Família (ESF) como modelo e ponto de referência para cobrir áreas onde não é viável ter uma unidade de saúde em cada localidade”.
Também é ressaltada a convocação dos concursados de 2008 como alternativa para fortalecer as equipes. Wladimir assinala que há obras em toda a Baixada Campista visando a melhoria da qualidade de vida dos munícipes: "Temos investido com reformas de unidades; construção de uma UBS e creche em Donana”.
O bairro legal na Vila dos Pescadores, no Farol de São Tomé, é outra obra destacada: “Seguimos trabalhando focando em resultados, pois encontramos uma ‘terra arrasada’, com salários atrasados e postos de saúde fechados, que foram reabertos. Só peço à população para que confie na cidade e no governo atual, pois há pessoas sérias trabalhando para transformar a realidade do nosso município".
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, ratifica que mais de 50 Unidades Básicas de Saúde foram reformadas e reabertas, além de implementação da Estratégia Saúde da Família: “Nós temos avançado muito na reestruturação da Atenção Primária em Saúde (APS), com equipes de Estratégia Saúde da Família”.
PROMOÇÃO DA SAÚDE - Segundo Hirano, somente na UBSF de Saturnino Braga são assistidas quase nove mil pessoas: “Além disso, a nossa subsecretaria de APS está implementando diretrizes para focar na prevenção e promoção da saúde, visando evitar complicações graves em pacientes crônicos, como diabetes e hipertensão”.
A unidade teve também os sistemas hidráulico e elétrico reestruturados. Consta de salas de recepção, curativo, serviços ambulatoriais, medicamentos, administração e banheiros. Vários atendimentos são disponibilizados; entre eles consulta médica e de enfermagem, odontologia, fisioterapia, vacinação e coleta de exames.
"Essa obra foi crucial para oferecer melhores cuidados à população carente da região”, comenta a encarregada da unidade, Adriana Gomes. A subsecretária de Atenção Primária, Ana Carolina Xavier, reforça que "o governo vem implementando uma Atenção Primária que visa promover, prevenir e tratar doenças na ponta”.
Leia mais