A equipe da Assistência Social participa orientando sobre Cadastro Único e atendimentos no Cras, entre outras ações Foto Divulgação
Publicado 21/10/2025 17:37 | Atualizado 21/10/2025 18:51
Campos – Com expectativa de 20 mil pessoas visitando as tendas até sexta-feira (24), último dia, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos dos Goytacazes (RJ) abriu, nesta terça-feira (21), a XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.

Participam do 125 instituições parceiras, 83 escolas inscritas e, aproximadamente, 1.800 pessoas, entre estudantes e apoiadores, diretamente envolvidos nos estandes durante os quatro dias. Fazem parte a XII Feira Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação de Campos e a VI Feira de Ciências do Ensino Fundamental Anos Iniciais, simultaneamente. 
Publicidade
Várias secretarias estão envolvidas. Entre elas a de Assistência Social e Cidadania, com orientações sobre Cadastro Único/Pé de Meia; atendimentos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas); Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; serviços de sobrancelhas; esmaltação de Unhas; barbeiro; entre outros.

Estão acontecendo também mostras de projetos do Programa Mais Ciência na Escola; Robótica; exposições; oficinas; atividades artísticas, culturais e do Programa Saúde na Escola (PSE); serviços para a população, como: emissão de carteira digital, balcão de empregos, informações sobre cursos de qualificação, serviços de saúde.

“O evento é aberto ao público em geral e gratuito”, ressalta a secretária de Educação, Tânia Alberto, explicando que o objetivo é mobilizar a população em torno de temas e atividades científicas, valorizando e destacando a criatividade, a inovação e a importância da ciência e da tecnologia para a vida de todos e para o desenvolvimento do município e do Brasil.

AMPLA ORIENTAÇÃO - A Secretaria de Qualificação e Emprego emite carteira digital, além de participar com balcão de empregos e informações sobre cursos de qualificação. A Defesa Civil, com temas como Engenharia Civil; Clima e Sustentabilidade; Guardiãs da Sustentabilidade; e Prevenção: A importância dos Canais e valas na cidade de Campos dos Goytacazes.

Já a Meio Ambiente e Sustentabilidade oferta mudas nativas; ações de conscientização sobre coleta seletiva; contêineres para lixo reciclável; exposição de display para coleta de óleo de cozinha usado; e distribuição de fertilizante orgânico à população. A Vigilância Sanitária presta informações sobre o trabalho que realiza no município.

O Centro de Controle e Zoonoses disponibiliza vacinação antirrábica; agendamento e orientação para castração e orientação do setor de roedores. Cabe à Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos realizar orientação sobre o Programa Disque Direitos Humanos, além de oficinas de balé Baby class, capoeira, violão e voz.

VÁRIAS PARCERIAS - A Câmara Municipal de Vereadores integra com Exposição Palácio Nilo Peçanha; trabalho de conscientização política da atuação Legislativa; Informativo sobre a Escola Legislativa e apresentação cultural a ser definida. O Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro faz apresentação por Banner, fotos e amostras dos Geossítios.

A gerente de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Seduct, Carla Salles, destaca que, nesta edição, haverá maior diversidade de atividades para atender aos diferentes públicos e aumento expressivo no número de projetos que serão apresentados nas Feiras de Ciências. O tema do Espaço Interativo é “Conexão Azul: maré de saberes e vozes de Campos”.

São parceiros da Semana a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf); Instituto Federal Fluminense (Iff); Universidade Federal Fluminense (Uff); Faculdade de Medicina de Campos; Universo; Estácio de Sá; Núcleo de Desenvolvimento de Insumos Biológicas para Agricultura, Reserva Caruara; Secretaria de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural, entre outros.


Leia mais