Publicado 22/10/2025 18:42 | Atualizado 22/10/2025 18:43
Campos – O Hemocentro Regional de Campos dos Goytacazes (HRC), continua carente de doações. Conhecido popularmente como banco de sangue do Ferreira Machado, atende municípios do norte/noroeste do estado do Rio de Janeiro; os doadores de sangue têm como acesso, a partir de agora, a portaria principal do novo estacionamento do hospital.
PublicidadeA assistente social do HRC, Maria Gonçalves, explica que a mudança tem como objetivo oferecer mais praticidade e segurança: “Antes, o acesso era feito pelos fundos do hospital, o que dificultava um pouco o deslocamento; agora, basta o doador se dirigir à entrada principal, conversar com o porteiro na guarita e seguir pela área do novo estacionamento”.
“A porta de entrada do Hemocentro fica logo à frente, bem visível. Está muito mais fácil e rápido chegar até nós”, acentua a assistente social realçando que a alteração trouxe mais conforto e melhor orientação aos doadores. O novo trajeto conta com o apoio da equipe da portaria do hospital, que orienta os doadores sobre o caminho correto até o hemocentro.
“A entrada pela frente do hospital deixou o acesso bem mais simples”, analisa a funcionária do HFM Fernanda Oliveira, também doadora, enfatizando: “Além de facilitar a vida de quem vem doar, o local está mais organizado e seguro. Essa melhoria também incentiva mais pessoas a virem fazer a doação de sangue”.
Fernanda assinala que, em breve, com a inauguração da nova recepção do HFM, o acesso ficará ainda mais prático e integrado: “Podem doar pessoas entre 16 e 60 anos (ou até 69, para quem já doava antes dos 60), com mais de 50 quilos e documento oficial com foto e estar em boas condições de saúde”.
Outras exigências relatadas pela servidora são estar descansado, ter feito refeição leve nas três horas anteriores à doação e evitar exercícios intensos nas cinco horas que antecedem a coleta: “O intervalo mínimo entre doações é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. O HRC funciona todos os dias, das 7h às 18h e fica localizado na Rua Rocha Leão, 2, no bairro Caju”, conclui Fernanda.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.