Publicado 28/10/2025 18:15
Campos - Intercâmbio de informações e elaboração conjunta de projetos e atividades voltadas à educação ambiental da população dos municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, no norte do estado do Rio de Janeiro acaba de ser firmado entre a Reserva Caruara e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
PublicidadeO Acordo de Cooperação Técnica (ACT) visa desenvolver projetos de educação ambiental na região, promovendo maior integração entre duas unidades de conservação. A Reserva Caruara é administrada pela Porto do Açu Operações, e o Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag), sob gestão do Inea. O acordo tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado.
“Estamos honrados de celebrar este acordo com o Inea”, comemora Caio Cunha, gerente da Caruara. Ele assinala que a reserva, além de ser a maior Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) do estado do Rio, reforça com este acordo sua atuação no território.
“A iniciativa amplia as ações de educação ambiental relacionadas à biodiversidade do ecossistema de restinga em toda a região norte fluminense”, enfatiza Cunha destacando que a Reserva Caruara é uma Unidade de Conservação, do tipo RPPN, criada de forma voluntária em 2012 pela Porto do Açu Operações.
“A missão é proteger, restaurar e promover a biodiversidade do maior fragmento remanescente de restinga em área privada do Brasil, por meio de ações e serviços que gerem conhecimento científico, educação e benefícios ambientais, sociais e econômicos”, pontua Cunha orientando que mais informações podem ser obtidas acessando https://reservacaruara.com.br.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.