Publicado 16/12/2025 18:25
Campos – Fortalecida por investimentos priorizados pelo governo municipal, as áreas de pesquisa e ciência da rede pública de educação de Campos dos Goytacazes (RJ) acabam de conquistas quatro prêmios na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI/RJ), realizada sábado (13) e domingo (14), na capital fluminense.
PublicidadeO feito ocorre pelo segundo ano, com indicação para a Feira Nacional Ciência Jovem, que será realizado em Recife no final de 2026. O evento aconteceu no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) aponta que uma das conquistas foi na Categoria Divulgação Científica (8º e 9º anos), cuja vitória garantiu a Campos a indicação para a Feira Nacional.
Segundo o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Henrique da Hora, a premiação foi concedida à Escola Municipal Maria Antônia Pessanha Trindade, em Quilombo, Dores de Macabu, por meio do projeto Centro de Memória de Práticas Corporais do Quilombo Lagoa Feia, orientados pelo professor Marcilon Bezerra da Silva. Os alunos vencedores são: Antony Victor Carvalho Gomes, Matheus Lourenço da Silva e Miguel Souza Evangelista.
“O segundo lugar (categorias 6º e 7º anos) ficou com o projeto ‘Deixe Apenas Pegadas’, educação ambiental na praia de Farol de São Thomé, da EM Claudia Almeida de Oliveira, em Farol de São Tomé”, realça o subsecretário acrescentando que o terceiro lugar (8º e 9º) foi garantido pela mesma escola; e o quarto pela Frederico Paes Barbosa.
Henrique; a gerente de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Seduct, Carla Salles; e os professores orientadores participaram da feira acompanhando os alunos; que foram recebidos na sede da prefeitura, nessa segunda-feira (15), pelo prefeito Wladimir Garotinho e a secretária de Educação, Tânia Alberto.
“Os projetos apresentados na FECTI foram selecionados durante a nossa XI Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campos, que aconteceu dentro da programação da XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, lembra o prefeito que se diz orgulhoso dos nossos alunos.
MAIS CIÊNCIA - “Os prêmios mostram que os investimentos que estamos fazendo na educação estão dando resultados”, comemora o prefeito. Tânia Alberto reforça: “Alavancar essa identidade positiva da nossa rede de ensino é muito importante para o engajamento e comprometimento de todos com a melhoria do ensino e da aprendizagem”.
Henrique da Hora enfatiza que os estudantes premiados integram o Programa Mais Ciência na Escola, da Seduct: “O objetivo é apoiar, por meio de concessão de bolsas e de taxas de bancada, o desenvolvimento de projetos de Iniciação Cientifica Junior (ICJr) de interesse da secretaria, a fim de estimular a vocação cientifica e a formação de novos pesquisadores nas escolas
O subsecretário frisa que ‘O Quilombo da Lagoa Feia’ será o Rio de Janeiro na Feira Nacional: “São nossos alunos que, estudando a própria história, vão apresentar seus achados científicos em uma das maiores feiras do Brasil, que normalmente recebe a presença do ministro. O
prêmio de divulgação científica é de Campos”. Todos os detalhes estão no portal da prefeitura.
prêmio de divulgação científica é de Campos”. Todos os detalhes estão no portal da prefeitura.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.