Wladimir Garotinho afirmou que cuidar da atenção básica de saúde contribui para evitar a superlotação dos hospitais Foto César Ferreira/Divulgação
Publicado 11/02/2026 16:27
Campos - Cuidar da atenção básica para evitar a superlotação dos hospitais. Este é o resumo da proposta do governo de Campos dos Goytacazes (RJ) para a saúde pública da rede municipal, ressaltada pelo prefeito Wladimir Garotinho, na noite dessa terça-feira (10), ao reinaugurar a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Santos Dumont, no subdistrito de Guarus.
Publicidade
“Quando assumimos, a cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) era de 8%; hoje estamos em torno de 60% e, com a convocação de novos profissionais do concurso do PSF, podemos chegar a 80%”, apontou o prefeito destacando a importância da ESF para garantir o cuidado mais próximo da população.
“Estregamos uma unidade reformada, novinha, para atender o Santos Dumont, Lagoa das Pedras, Canaã e comunidades vizinhas, com equipes que vão até as famílias, como determina a diretriz do Ministério da Saúde”, enfatizou Wladimir acentuando que a inauguração marcou mais um avanço no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no município.
O evento contou com as presenças de autoridades municipais, profissionais da unidade e moradores da região. O subsecretário geral de Saúde, Marcos Gonçalves, avaliou que a entrega da UBSF Santos Dumont reforça o compromisso da gestão com a prevenção e com a Atenção Básica.
“Hoje temos cerca de 60% de cobertura e esta é a 47ª unidade entre reformadas e totalmente reestruturadas. Nós temos que prevenir doenças, e a prevenção começa aqui, na Unidade Básica de Saúde”, frisou Gonçalves. Segundo a coordenadora da unidade, Mariangela Moore, a reforma era aguardada há muitos anos pela comunidade.
CUIDADO CONTÍNUO - “Agora temos um espaço ampliado, estruturado e preparado para melhorar ainda mais o atendimento à população do Santos Dumont e dos bairros vizinhos”, comentou Moore concluindo: “Convidamos todos os moradores das comunidades próximas para virem conhecer a UBSF Santos Dumont e o novo espaço que foi preparado para recebê-los”.
Enfermeira da unidade há cerca de 20 anos, Maria Natálicia Calixto também se manifestou: “Tive a oportunidade de acompanhar a gestação da mãe da Andresa, cuidar dela quando era criança e, hoje, acompanhar a saúde da Ana Clara. Isso mostra a importância da Atenção Básica e do cuidado contínuo com as famílias”.
A UBSF Santos Dumont conta com equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF); salas de recepção, curativo, serviços ambulatoriais e medicamentos; setor administrativo e banheiros. Entre os serviços oferecidos estão consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, vacinação e coleta de exames.
Leia mais