Gravura antiga do artista cantagalense Honório Pessanha.Portal do Bom Jardim
Publicado 13/03/2023 00:00
Publicidade
No último dia 09 de março, Cantagalo completou 209 anos. Para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esportes Certames e Lazer lançou o projeto "Cantagalo 209". Durante todo o ano, até 09 de março de 2024, serão propostas 209 atividades para o resgate e a divulgação da história e da memória do município, valorizando o território e sua gente.

A primeira atividade aconteceu no Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, em parceria com o Instituto Mão de Luva: uma palestra sobre o "Mão de Luva", fundador da cidade. 
Mão de Luva, que dizem se tratar de um garimpeiro português de nome Manoel Henriques, é um personagem lendário do período da mineração na história do Brasil que teria, por volta do ano de 1780, fugido da região do ouro de Minas Gerais e atravessado o rio Paraíba do Sul a fim de procurar ouro na região do atual município de Cantagalo. Reza a lenda que, em 1786, Mão de Luva e seu bando teriam sido capturados pelo Sargento-mor Pedro Afonso Galvão de São Martinho e que este teria chegado ao bando devido ao canto de um galo, daí o nome de Cantagalo.

Publicidade
Leia mais

Você pode gostar

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias