Publicado 01/09/2023 19:53 | Atualizado 01/09/2023 19:54
Carapebus – Implementar o Sistema de Processos Eletrônicos (SEI), visando acelerar a transformação digital municipal é a proposta do governo de Carapebus (RJ). Para tanto, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), acaba de aderir ao Programa RJ Digital-Municípios, iniciativa liderada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o secretário William Machado, Carapebus está determinada a modernizar a maneira como os serviços públicos são oferecidos à população. Na última quarta-feira (30), ele participou da primeira Oficina RJ Digital - Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e SETD, organizada pela Secretaria Estadual de Transformação Digital, no Convento do Carmo - Rio de Janeiro.
Na oportunidade, Machado recebeu o certificado de adesão, garantindo a aceleração da transformação digital no município; o documento foi entregue pelo Subsecretário de Desburocratização e Governo Digital, Fernando Braga Martins. Com isso, é possível ampliar a digitalização dos serviços públicos, integrando os níveis municipal, estadual e federal para a promoção de política pública.
"Este serviço é crucial para proporcionar maior agilidade e transparência nas informações municipais”, pontua o secretário realçando que através de capacitações e apoio para implementação de estratégias digitais fornecidas pelo Governo do Estado, a iniciativa visa expandir e levar a transformação digital a todo o território fluminense.
“Carapebus não poderia ficar de fora dessa tendência", justifica Machado explicando que o Programa RJ Digital-Municípios foi lançado em junho deste ano e detalhou a iniciativa de impulsionar a transformação digital no estado, através da adesão às ações conjuntas do governo federal (Secretaria de Governo Digital) e do estadual.
"O programa veio para enriquecer e fortalecer nossos esforços em modernizar e digitalizar os serviços públicos municipais, com mais transparência e eficiência", avalia o secretário adiantando que no âmbito municipal, o governo de Carapebus está prestes a introduzir o novo SEI, para acelerar ainda mais a transição do analógico para o digital na cidade.
Uma das vantagens do SEI é a redução de custos operacionais dos contratos com empresas de papel e tinta para impressoras, causando impacto direto na economia dos gastos públicos municipais. “Cada real investido na digitalização de serviços públicos, gera uma economia significativa aos cofres públicos”, analisa Machado.
Outro ponto ressaltado pelo secretário é que, além do fator econômico, o SEI foi concebido para aprimorar os métodos de trabalho antiquados, que contribuem para a lentidão na rotina administrativa. "Nesse sistema, todos os processos e documentos são criados e tramitados eletronicamente, promovendo maior velocidade, transparência e eficiência nos serviços públicos, abrangendo todos os órgãos da administração direta e indireta do município", exemplifica.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.