A implementação do novo sistema de prontuários médicos moderniza o atendimento Foto Divulgação
Publicado 18/11/2024 12:23
Carapebus - Todos os registros dos pacientes passam a ser centralizados e digitalizados, no Pronto Atendimento (PA) Carlito Gonçalves, em Carapebus (RJ), a partir da implementação de um novo sistema de prontuários médicos adotado pelo governo municipal, dentro da proposta de modernização dos serviços de saúde da cidade.
Publicidade
De acordo com a Secretaria de Saúde, a iniciativa facilita o acesso rápido e eficiente às informações. “Essa tecnologia não apenas organiza dados de maneira segura, mas também acelera o atendimento em situações de emergência, onde o acesso rápido ao histórico de saúde é essencial. A iniciativa traz mais dinamismo ao sistema de saúde municipal, promovendo um atendimento mais ágil e preciso para os cidadãos”, explica o secretário de Saúde, Marcelo Queiroz.
Com a digitalização, Queiroz ressalta que profissionais de saúde têm agora em mãos o histórico clínico completo dos pacientes, incluindo informações sobre consultas anteriores, internações, medicações prescritas, exames realizados e diagnósticos. “Esse acesso instantâneo ao histórico clínico possibilita um atendimento mais personalizado e eficaz, proporcionando maior segurança tanto para médicos quanto para pacientes”, pontua.
O secretário relata que, em situações de urgência, a possibilidade de verificar dados clínicos em tempo real auxilia na tomada de decisões mais assertivas, permitindo intervenções mais rápidas e melhorando o prognóstico dos pacientes atendidos: "Com esse sistema digital, nossos profissionais têm acesso ao histórico completo dos atendimentos, o que fortalece a capacidade de decisão e oferece uma visão mais ampla e detalhada da saúde de cada paciente”.
INTEGRAÇÃO - Na avaliação de Queiroz, é um avanço que coloca Carapebus em novo patamar na saúde pública: “O sistema foi desenvolvido para garantir a proteção e privacidade dos dados, seguindo normas rigorosas de segurança digital, assegurando que as informações estejam disponíveis exclusivamente para os profissionais autorizados”, reforça.
Transparência em tempo real sobre a fila de espera e os atendimentos em andamento é outro benefício apontado: “Com o sistema, os pacientes e seus familiares podem acompanhar o andamento dos atendimentos, ajudando a reduzir a ansiedade e a melhorar a comunicação entre a equipe médica e o público”.
De acordo ainda com Queiroz, essa transparência também contribui para um melhor planejamento e organização dos atendimentos, reduzindo o tempo de espera e tornando o fluxo de pacientes mais ordenado e eficiente: “Em momentos de alta demanda, essa gestão mais precisa do atendimento se torna essencial”.
Concluindo, o secretário realça que, além de garantir mais segurança e eficiência ao atendimento, a digitalização dos prontuários permite que o PA de Carapebus integre suas informações com outras unidades de saúde que possam adotar sistemas semelhantes: “Significa que, futuramente, os dados dos pacientes poderão ser acessados em outras unidades médicas do município
Leia mais