Elias Gonçalves e Geane Vincler ressaltam a importância da Casa do Trabalhador para a cidadania Foto Divulgação
Publicado 28/11/2025 19:03
Cardoso Moreira – Por iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, o município de Cardoso Moreira (RJ) acaba de marcar um avanço importante nas políticas públicas voltadas para o trabalhador cardosense. A inauguração da sede, que passa a ser chamada Casa do Trabalhador, amplia a dinâmica e visa facilitar o encaminhamento de quem busca oportunidade no mercado de trabalho.
Publicidade
“A Casa do Trabalhador nasce para ser um ponto de apoio e transformação na vida das pessoas. Aqui, o cidadão encontra orientação, oportunidade e caminhos reais para crescer”, resume a prefeita Geane Vincler. Secretário de Desenvolvimento, Elias da Rocha Gonçalves ratifica: “Esta inauguração reflete a preocupação do nosso governo com o desenvolvimento local”.
A inauguração aconteceu nesta sexta-feira (28), prestigiada por autoridades estaduais, federais e de vários municípios. “Entre as prioridades definidas pela prefeita Geane está o cidadão, em um contexto que engloba educação, saúde, desenvolvimento em todos os níveis e qualificação profissional. As ações são alinhavadas com transparência e equilíbrio”, frisa Gonçalves.
O secretário resume que a Casa do Trabalhador está localizada em um ponto estratégico da cidade e concentra serviços essenciais que facilitam a vida de quem busca orientação profissional, vagas de trabalho, suporte para empreender e acesso a órgãos importantes: “Estando tudo em um só espaço facilita a prestação de serviços e orientação ao público-alvo”.
SERVIÇOS DIPONÍVEIS - Entre os serviços disponibilizados estão Sistema Nacional de Emprego (Sine); cadastro de trabalhadores; intermediação de mão de obra; encaminhamento para vagas; emissão de documentação básica para acesso ao mercado de trabalho; Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal (PAV).
Estão relacionados, ainda, emissão de CPF; regularização cadastral; comprovantes; orientações; além de outros serviços tributários (evitando deslocamentos para outros municípios) e da oferta de cursos de qualificação profissional; Sala da Educação 4.0, com tecnologia e estrutura voltada para cursos, oficinas e atividades de capacitação profissional, estimulando inovação e novas habilidades.
“Podemos também citar a Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae; atendimento especializado para MEIs e microempreendedores; abertura e formalização de empresas; emissão de guias; apoio ao desenvolvimento de novos negócios”, realça Gonçalves informando que o expediente é de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
Leia mais