O gato e a solidãoDivulgação
Por Larissa Sant'Ana
Publicado 21/06/2020 00:00

O Rio de Janeiro está passando por uma flexibilização do isolamento social. Com isso, algumas pessoas estão voltando a trabalhar fora de casa. Para elas, a atenção com os bichos deve ser redobrada. Acostumados com a companhia constante dos donos por um longo período, os animais podem desenvolver ansiedade de separação com a mudança na rotina.

Sinais comportamentais como destruição de móveis e objetos, e fisiológicos como salivação e aumento do batimento cardíaco e respiratório podem ser observados em cães que desenvolveram o transtorno.

Já os gatos podem apresentar vocalização excessiva, alteração na eliminação da urina e apatia. Para amenizar a ausência do tutor, a dica de Alexandre Rossi, especialista em comportamento animal, é aumentar a quantidade de exercício e atividade física - o bicho deve ter pelo menos 30 minutos de atividade aeróbica por dia, e se isso for feito antes do dono sair ele irá aproveitar o momento sozinho para relaxar.

Deixar à disposição brinquedos interativos e enriquecimento ambiental também ajuda. O ambiente que o bicho vai ficar sozinho deve ser confortável. Por exemplo, é totalmente contraindicado deixar o animal de estimação sozinho na lavanderia com a máquina de lavar ligada.

Apesar de lidarem melhor com momentos sozinhos, as dicas também podem ser colocadas em prática com os gatos de estimação, principalmente se o período de trabalho é noturno, hora do dia em que os bichanos costumam ficar mais ativos.

 

Bichos do leitor: conheça a dupla Elvis e Drumett
Bichos do leitor: Elvis e DrummetArquivo pessoal
Publicidade
DOGTV com sinal liberado
Canal DOGTV com sinal abertoDivulgação
Amor da família
Saúde dos bichosDivulgação
Publicidade
Cuidado com o bichano
Cachorros podem sonhar
Publicidade
O inverno chegou
Pets no invernoDivulgação
Cães idosos e agressivos
Publicidade
A impaciência de um cão idoso que costumava ser calmo pode ser uma alteração cognitiva ou incômodo corporal (dor). O mais indicado é procurar um veterinário de confiança para check-up e fazer tratamento do problema.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias