Arte coluna Bispo Abner 19 março 2023Arte Paulo Esper
Publicado 19/03/2023 06:00
Publicidade
“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.” Mateus 5.27. Necessitamos possuir o entendimento de que a infidelidade no casamento é algo que Deus abomina. Observa-se ainda que Deus considera o casamento tão sagrado, por isso Ele próprio o criou. Neste sentido, quando duas pessoas se unem em matrimônio, não fazem isso apenas perante os homens, mas também diante de Deus.

A relevância do casamento é tamanha que foi estabelecida por Deus para ser desfrutada entre um homem e uma mulher, com uma aliança de exclusividade. “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará.” (Hebreus 13.4).
Jesus reconheceu a importância deste ato quando disse: “[...] desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso, deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher. E serão os dois uma só carne; e, assim, já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem.” (Marcos 10.6-9).

Diante do que lemos, não há dúvidas de que o casamento é algo precioso para jogarmos fora! Se prestarmos atenção, veremos que Deus usou a santidade do matrimônio para expressar a união de Cristo e a Sua Igreja. (Efésios 5.22-33). Saibam que aos olhos de Deus o casamento é uma união sagrada para a vida toda. “A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive [...]” (1Coríntios 7.39). Neste sentido, estamos conscientes de que adulterar significa quebrar a aliança feita diante de Deus e dos homens (Mateus 19.6).

Cumpre ressaltar que aquele que pratica tal ato está se opondo à vontade de Deus. Possuímos o entendimento que o adultério é uma prática insana com consequências funestas. Neste trajeto a compreensão é que Deus proíbe o adultério ao ordenar: “Não adulterarás” (Êx 20.14).
Situemo-nos que Deus faz declarações muito fortes de modo a nos advertir contra a prática do adultério. Podemos dizer sem medo de errar que o adultério é o principal motivo da destruição das famílias. Sendo assim, o adultério necessita ser confessado com arrependimento para receber o perdão.
Contudo, saiba que o adultério não é uma culpa irredimível. A Bíblia diz que Deus proporciona compaixão aos que se arrependem de seus pecados e abandonam suas práticas erradas (At 3.19). Confessar o ato de adultério pode ser muito difícil e vergonhoso, entretanto é a melhor coisa para fazer.

Na mesma linha temática citamos que o adultério causa feridas profundas na alma, desestruturando famílias, por conta da aflição e do desgosto provocado pela deslealdade. Não é difícil perceber que o adultério aniquila a reputação e deixa cicatrizes permanentes (Pv 6.32-33).
Desnecessário enfatizar que existimos num mundo desprovido de valores éticos e princípios cristãos. Neste sentido, para as pessoas que não adotam os princípios cristãos, o adultério é aceito como um ato socialmente admissível.

Entretanto, sabemos que as leis divinas são eternas. Conforme as Escrituras, o adultério é e sempre será um insulto ao próprio Deus. Citaremos um texto de tamanha extensão por jugarmos apropriado: “Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais macio do que o azeite; mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois fios. Os seus pés descem à morte; os seus passos firmam-se no inferno. Ela não pondera a vereda da vida; as suas carreiras são variáveis, e não as conhece. Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos e não vos desvieis das palavras da minha boca. Afasta dela o teu caminho e não te aproximes da porta da sua casa; para que não dês a outros a tua honra, nem os teus anos a cruéis. Para que não se fartem os estranhos do teu poder, e todos os teus trabalhos entrem na casa do estrangeiro.” (Provérbios 5.3-9).

Hoje enxergamos com clareza que para termos uma vida conjugal bem-sucedida necessitamos investir diariamente em nosso casamento. Jesus nos deixou a receita fundamental para vencer qualquer pecado, incluindo o adultério: “Vigiai e orai”. Jesus possuía o entendimento de que é necessário estar sempre em alerta em oração, sempre ligado a Deus.

Sendo assim, devemos ininterruptamente suplicar ao Senhor o auxílio de Sua graça para não cair em tentação. Nesta ordem de ideias é necessário orar, vigiar e evidenciar afeto ao nosso cônjuge, demonstrando carinho, investindo no diálogo e não se afastar do respeito recíproco. A relevância da fidelidade deve conscientizar-nos de que a nossa família deve ser a nossa prioridade. Afinal uma família bem-sucedida é uma bênção para o Reino de Deus.
Bispo Abner Ferreira 

ORAÇÃO DO DIA:
Nossa oração hoje é para que Deus nos ilumine com Sua graça e nos faça saber o caminho exato a seguir em nosso matrimônio, para assim agirmos de acordo com a Sua Palavra.


Fonte: Livro “Ser Relevante”, Autor: Bispo Abner Ferreira, Editora Betel.
Publicidade
Leia mais